sábado, 25 de maio de 2024

A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA (V)

 

CAPÍTULO III

 

 

“A CONSCIÊNCIA”

 

 

O EU INFERIOR: A porta de entrada

 

A nossa consciência é o nosso “Eu Inferior “ou seja, os nossos sentidos, nossas experiencias de vida, a nossa personalidade, aquilo que pensamos e por que agimos, nossas opiniões, nossos medos, receios e anseios.

A consciência é também a porta de entrada do Subconsciente. Ela bloqueia qualquer pensamento que possa nos expor ao perigo, e através do medo, ela nos alerta sobre qualquer motivo em que a nossa vida é ameaçada por qualquer fator externo.

O medo é útil e necessário para nos deixar em alerta máxima, para que possamos evitar seguir aquele caminho que nos conduz diretamente ao abismo, em todos os sentidos. Mas, quando o medo é paralisante, então ele deverá ser extirpado de nossa existência. Já falaremos mais adiante sobre o medo e como evita-lo para o nosso bem.

Então, o subconsciente – que não distingue pensamentos bons ou ruins – manda tudo para o consciente, e ele, como porta de entrada, bloqueia ou permite que esses pensamentos se façam realidade.  Muitas vezes focamos tanto num pensamento oposto ao que desejamos – por medo – que ele acontece, justamente porque não o bloqueamos, e sim permitimos que ele se manifeste em nós.

É por isso que devemos alimentar o nosso subconsciente com pensamentos positivos, altruístas, de prosperidade, de abundancia, de amor, de paz e tranquilidade para que esses pensamentos cheguem até o consciente e o façamos realidade.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

SCHIZZI DI FIRENZE (SEMBLANZAS DE FLORENCIA)

 




LA CATTEDRALE DI SANTA MARIA DEL FIORE

 

Il maestoso e intatto Duomo domina il magnifico paesaggio di Firenze. Da qualsiasi posizione e prospettiva, eccola lì: la Cattedrale di Santa Maria del Fiore. I suoi colori arancione, bianco e grigio sono il simbolo della città. All'interno, le sue alte colonne sembrano raggiungere il cielo.


LA CATEDRAL SANTA MARIA DE LA FLOR

 

El Duomo majestuoso e incólume domina el magnífico paisaje de Florencia. Desde cualquier localización y perspectiva, allí está: La Catedral de Santa María de la Flor. Sus colores anaranjados, blanco y grises son el símbolo de la ciudad. En su interior, sus altas columnas parecen llegar al cielo.


VASTIDÃO

 



Os meus pensamentos pedem-me licença para iniciar a longa e misteriosa viagem além das estrelas e galáxias secretas deste vasto universo, onde o dia e a noite não existem, só a promessa de SER em toda sua plenitude. Quando eles (os pensamentos) voltarem dessa extraordinária jornada, onde se entrelaçou com esse imenso e incomensurável TUDO, então voltarei a ser EU novamente, voltarei a ser o meu melhor amigo, meu protetor, meu guia e o AMOR em todo o seu esplendor.


segunda-feira, 20 de maio de 2024

SAUDADES DO TEMPO

 


Que saudades

do tempo, tempo

Das manhãs de primavera,

das noites silenciosas de inverno,

dos afagos afetuosos,

do olhar sincero de um irmão,

do sorriso contagiante de tantos amigos,

perdidos nas brumas do tempo

Saudades do tempo

Aquele que fica na memória

Aquelas noites inesquecíveis de Natal

Aqueles dias de férias primorosas

Aquele tempo de paixão eterna

O tempo vai, foge, corre, voa,

mas sempre permanece

É o tempo da vida presente

É o tempo que a memória não leva

Nem o vento do tempo que passa

Que saudades do agora, que o tempo

acabou de levar

Que saudades do tempo que virá,

das emoções que ainda hei de sentir,

e das maravilhas que os meus olhos ainda hão de ver.

Que saudades do ontem, de hoje e do amanhã

Que saudades do tempo, tempo!


quarta-feira, 15 de maio de 2024

SCHIZZI DI FIRENZE (SEMBLANZAS DE FLORENCIA)


 


IL FIUME

 

Gentile e silenzioso, il fiume Arno scorre come un'arteria che pulsa di storia e di emozioni nascoste. Testimone della storia artistica di questa città, culla del Rinascimento.


EL RÍO

Suave y silencioso, corre el río Arno como arterias palpitantes de historia y emociones ocultas. Testigo de la historia artística de esta ciudad que es la cuna del Renacimiento.


A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA (V)

 

CAPÍTULO II

 

 

“A MEDITAÇÃO

 

A meditação é uma prática em que utilizamos técnicas dirigidas a focar nossa mente num pensamento, objeto ou atividade em particular, para alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Qualquer método de meditação, seja ela individual ou pessoal, ou guiada visa sempre a correta forma de respirar.

A respiração talvez seja a mais importante atividade do corpo humano. Com o ar que entra nos nossos pulmões vamos oxigenando todas as nossas células e eliminando as impurezas.

A meditação tem como base à respiração. Ela é fundamental para atingir o estado “meditativo” do nosso corpo e da nossa alma.

O exercício de meditação constante nos dá a certeza de que limpamos a nossa mente de todas as impressões e pensamentos tóxicos que adquirimos no dia a dia.

Com base a respiração e expiração, controlados e organizados com tempo suficiente, adquirimos um estado de quase sonolência que nos ajuda a atingir os nossos objetivos: paz mental, pensamentos positivos e a mensagem que queremos enviar ao nosso subconsciente.

Como técnica de relaxamento ela existe há milênios. O objetivo primordial da meditação é atingir uma paz ou bem estar mental. Como se sabe que existe uma conexão entre saúde mental e corpo físico, então a popularidade da meditação atingiu suas mais altas cotas quando foi comprovado que ela pode evitar problemas físicos. O relaxamento mental tem uma consequência visível: ela proporciona tanta calma que o individuo que a pratica tem um controle sobre as emoções e sobre como reagir diante de algum problema diário de rotina.

Segundo pesquisas médicas, a prática da meditação reduz ansiedade, nervosismo, dores crônicas, câncer, doenças gastrointestinais, hipertensão, insônia e vícios.

Não vou falar sobre os muitos métodos de meditação. Cada qual depende da pessoa e do seu objetivo. Mas para começar, basta encontrar o seu próprio método de respiração e expiração, seu próprio espeço físico, seu próprio horário de acordo com sua agenda pessoal.

Os benefícios não demorarão em aparecer. Uma vida muito mais serena e positiva, uma paz mental e uma sensação de tranquilidade que nos ajuda a afrontar qualquer problema no dia a dia que antes nos pareceria quase impossível.

Mas os benefícios da meditação vão mais além do que nos deixar relaxados e com mais calma. Ele é uma conexão com os mistérios do universo, com os mistérios da nossa própria mente. Ela é um canal para alcançarmos a comunicação com a divindade e compreender, aos poucos, a vastidão do milagre da vida.

A mente é poderosa. Ela deve ser dirigida e controlada para que nos obedeça e nos proporcione aquilo que desejamos. A meditação é um exercício perfeito para atingirmos esse controle.

Não importa quanto tempo fazemos nossa meditação diária ou semanal, o importante é adentrarmos nesse mundo maravilhoso de nos conhecer por inteiro e de expandir nossa consciência. Afinal esse deve ser o objetivo primordial desta prática milenária.

 

*******

terça-feira, 14 de maio de 2024

SCHIZZI DI FIRENZE (SEMBLANZAS DE FLORENCIA)

 


Quando la bellezza

assume la forma di una città,

non c'è splendore sublime

come Firenze!


Cuando la belleza

adquiere una forma de ciudad,

no existe sublime esplendor

como Florencia!


segunda-feira, 13 de maio de 2024

PENSAMIENTOS CONTEMPORÁNEOS (V)

 


Observar, respirar, sonreír, amar, son los verbos vitales de mi existencia.


A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA (IV)

A MENTE SUBCONSCIÊNTE (Final) 


O trabalho do nosso subconsciente é muito grande e é importante. Ele não descansa. Enquanto nós dormimos, enquanto fazemos um milhão de atividades, o nosso subconsciente continua a sua atividade. Ele mantém em funcionamento todos os nossos órgãos e aparelhos do nosso corpo. A fluidez do nosso sangue, os batimentos do coração, o trabalho da nossa respiração pelos pulmões, etc. Tudo é trabalho do subconsciente.

E uma coisa importante, e ele quem comanda todo o bom ou mal funcionamento das células do nosso corpo. É sabido que a doença é uma disfunção celular que leva os órgãos a funcionarem mal ou simplesmente pararem de funcionar. Podemos, através de nosso subconsciente convencê-lo a que recomponha e restaure as funções normais das nossas células e assim fazer o mal estar, as enfermidades desaparecerem do nosso corpo.

Esse é o verdadeiro milagre.

Está cientificamente comprovado que uma doença nada mais é do que o mal funcionamento das células provocado por agentes externos a ele mesmo. Isso pode ser uma emoção, uma depressão, uma memória, um trauma psicológico ou um mal genético. Mas, estudos demostraram que a maioria das doenças vêm de traumas emocionais.

Por tanto, é nas nossas memórias que devemos dirigir nossa atenção para evitar que isso atrapalhe o funcionamento das células e, a partir dali, a todos os nossos órgãos.

Devemos convencer o nosso subconsciente que elimine esses pensamentos que provocam essas emoções e sentimentos que são as causas das nossas doenças.

Mas, como mandar essa mensagem ao subconsciente e fazer com que ele nos obedeça?

Bem, isso depende de muitos fatores. A prática da meditação é um elemento muito importante. A prática diária de enviar as mensagens a ele, antes de dormirmos ou acordarmos. Mas também, em meio de uma dificuldade ou um eventual perigo, a mensagem pode chegar instantaneamente.

Vou mencionar aqui um exemplo escrito pelo Dr. Joseph Murphy, no seu livro “O Poder do Subconsciente”. Ele conta uma experiencia que aconteceu com o grande tenor italiano Enrico Carusso. O cantor estava prestes a se apresentar para uma grande plateia quando teve um inesperado ataque de pânico. Ele percebeu que estava ficando sem voz e que todo o seu corpo tremia de medo afirmando que não conseguiria cantar.  Mas, Carusso começou a falar alto e deu ordens ao seu subconsciente dizendo a ele que ele podia cantar, que era um grande cantor e que não permitia que o medo se apoderasse dele. Os que passavam perto do seu camarim pensavam que ele estava brigando com alguém. Mas Carusso brigava com ele mesmo. Assim, seu subconsciente recebeu a ordem – através de um momento muito tenso – e o cantor entrou no palco e cantou brilhantemente.

Há outras técnicas ou metodologias que ajudam a limpar a nossa mente subconsciente de todos os pensamentos negativos acumulados ao longo de nossas experiencias vividas: É o Ho’oponopono.

Dedicarei um capítulo especial a este método havaiano  para saber como devemos usá-lo e como funciona esta técnica cujo objetivo é limpar todo pensamento inconveniente ou ruim que possamos ter.

Com a prática da meditação constante, com o Ho’ponopono de limpeza, e com a comunicação com o subconsciente, estaremos prontos para desvendar o grande mistério da nossa mente.

Essa comunicação com o subconsciente é feita especialmente pela meditação.

 

*******

sexta-feira, 10 de maio de 2024

VIVER A VIDA

 



Como é difícil viver! Como é desafiador e ao mesmo tempo requer muita coragem. A vida, as vezes, grita o nosso nome e temos a opção de responder ao seu chamado ou ignora-lo.

Viver é uma tarefa hercúlea e ao longo do longo lapso no qual vivemos vamos existindo. Experenciando aventuras, novos recomeços, novas posições, novas realidades.

Podemos ter a sensação de que a vida é veloz, ou talvez um pouco lenta. As vezes parece etérea ou efêmera, e as vezes ela é cheia de vitalidade e fortaleza.

Também é difícil viver entre tempos mortos. Cada individuo tem o seu lado escuro, o seu momento árido, seu tempo morto. O meu tempo morto é quando não escrevo, quando a inspiração não vem. Não sinto que a minha vida é em vão; não, simplesmente ela está temporalmente deserta e árida. É um tempo vazio, um tempo morto. É quando eu também estou morto.

Então, viver entre tempos mortos requer muita coragem e muita frieza. Requer extrair do fundo da nossa essência toda a força interior, toda a fé na própria vida que estamos vivendo.

Viver também é um ato de agradecimento por “estar” e por “ser”. É ter a força misteriosa de expressar tudo o que sentimos, e juntar todas as nossas vivencias, nossos pensamentos, nossas crenças e atuar em consequência. Viver é ter coragem e a ousadia de dizer “SIM” a cada afronta, a cada obstáculo, a cada perda, a cada momento efêmero de felicidade. Viver é sentir a plenitude de estar e fazer parte de um todo; uma partícula vital do próprio universo, uma parte infinita e fundamental da Criação.

Viver a vida para mim, é deixar um feixe de estrelas com as palavras do meu pensamento, por onde eu passar, seja a órbita que for.

*******

 

“Aprendi a ser o máximo possível de mim mesmo”

Nelson Rodrigues (1912-1980) Escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro.


quarta-feira, 8 de maio de 2024

VIVIR LA VIDA

 



¡Qué difícil es vivir! Cuánto reto y cuánto valor se requiere para vivir. La vida a veces grita nuestro nombre y tenemos la opción de responder a su llamada o ignorarla.

Vivir es una tarea hercúlea y durante el largo periodo de tiempo en el que vivimos, existimos. Experimentamos aventuras, nuevos comienzos, nuevas posiciones, nuevas realidades.

Podemos tener la sensación de que la vida es rápida, o quizá un poco lenta. A veces parece etérea o efímera, y a veces está llena de vitalidad y fuerza.

También es difícil vivir entre tiempos muertos. Cada individuo tiene su lado oscuro, su momento árido, su tiempo muerto. Mi tiempo muerto es cuando no escribo, cuando no llega la inspiración. No siento que mi vida sea en vano; no, simplemente está temporalmente desierta y árida. Es un tiempo vacío, un tiempo muerto. Es entonces cuando yo también estoy muerto.

Por eso, vivir entre tiempos muertos requiere mucho valor y mucha frialdad. Requiere extraer de lo más profundo de nuestra esencia toda la fuerza interior, toda la fe en la propia vida que estamos viviendo.

Vivir es también un acto de gratitud por «ser» y por «estar». Es tener el misterioso poder de expresar todo lo que sentimos, y reunir todas nuestras experiencias, nuestros pensamientos, nuestras creencias y actuar en consecuencia. Vivir es tener el coraje y la audacia de decir «SÍ» a cada afrenta, a cada obstáculo, a cada pérdida, a cada efímero momento de felicidad. Vivir es sentir la plenitud de ser y formar parte de un todo; una partícula vital del propio universo, una parte infinita y fundamental de la Creación.

Vivir la vida para mí es dejar un haz de estrellas con las palabras de mis pensamientos allá donde vaya, en cualquier órbita dónde me encuentre.

 

“La vida no es la que uno vivió, sino la que no recuerda, y cómo la recuerda como para contarla”

Gabriel García Márquez, escritor colombiano (1927-2014)


terça-feira, 7 de maio de 2024

VIVERE LA VITA


 


Quanto è difficile vivere! Quanto è impegnativo e quanto coraggio ci vuole per vivere. La vita a volte grida il nostro nome e noi possiamo scegliere se rispondere alla sua chiamata o ignorarla.

Vivere è un compito erculeo e durante il lungo periodo di tempo in cui viviamo, esistiamo. Viviamo avventure, nuovi inizi, nuove posizioni, nuove realtà.

Possiamo avere la sensazione che la vita sia veloce, o forse un po' lenta. A volte sembra eterea o effimera, altre volte è piena di vitalità e forza.

È anche difficile vivere tra i tempi morti. Ogni individuo ha il suo lato oscuro, il suo momento di aridità, il suo tempo morto. Il mio tempo morto è quando non scrivo, quando non arriva l'ispirazione. Non sento che la mia vita è vana; no, è solo temporaneamente deserta e sterile. È un tempo vuoto, un tempo morto. In quel momento sono morto anch'io.

Ecco perché vivere tra i tempi morti richiede molto coraggio e molta freddezza. Bisogna attingere dal profondo della nostra essenza tutta la forza interiore, tutta la fede nella vita stessa che stiamo vivendo.

Vivere è anche un atto di gratitudine per “essere” e per “esserci”. È avere il misterioso potere di esprimere tutto ciò che sentiamo, di raccogliere tutte le nostre esperienze, i nostri pensieri, le nostre convinzioni e di agire di conseguenza. Vivere è avere il coraggio e l'audacia di dire “SÌ” a ogni affronto, a ogni ostacolo, a ogni perdita, a ogni fugace momento di felicità. Vivere è sentire la pienezza dell'essere e dell'essere parte di un tutto; una particella vitale dell'universo stesso, una parte infinita e fondamentale della Creazione.

Vivere la vita per me è lasciare un raggio di stelle con le parole dei miei pensieri ovunque vada, in qualsiasi orbita mi trovi.

 

“La vita è troppo importante per essere presa sul serio” Oscar Wilde (1854-1900)


LIVING LIFE


 


How difficult it is to live! How challenging and how much courage it takes to live. Life sometimes cries out our name and we have the choice to answer its call or ignore it.

Living is a Herculean task and during the long period of time in which we live, we exist. We experience adventures, new beginnings, new positions, new realities.

We may feel that life is fast, or perhaps a little slow. Sometimes it seems ethereal or ephemeral, and sometimes it is full of vitality and strength.

It is also difficult to live in between dead times. Every individual has his or her dark side, his or her dry moment, his or her dead time. My dead time is when I don't write, when inspiration doesn't come. I don't feel that my life is in vain; no, it is just temporarily deserted and barren. It is an empty time, a dead time. That is when I am also dead.

That is why living between dead times requires a lot of courage and a lot of coolness. It requires drawing from the depths of our essence all the inner strength, all the faith in the very life we are living.

Living is also an act of gratitude for ‘being’. It is to have the mysterious power to express all that we feel, and to gather all our experiences, our thoughts, our beliefs and act accordingly. To live is to have the courage and audacity to say ‘YES’ to every affront, to every obstacle, to every loss, to every fleeting moment of happiness. To live is to feel the fullness of being and being part of a whole; a vital particle of the universe itself, an infinite and fundamental part of Creation.

To live life for me is to leave a beam of stars with the words of my thoughts wherever I go, in whatever orbit I find myself.

 

“Think about what is true and honorable and right and pure and beautiful and respected” (Philippians 4:8 in the Bible).


segunda-feira, 6 de maio de 2024

A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA (III)

A mente subconsciente (continuação) 


Assim, poderemos explicar certos tipos de comportamento humano, certos tipos de traumas psicológicos, fobias, medos, sentimentos descontrolados e até controlados. Tudo vem da mensagem que o subconsciente passa para a mente consciente.

Mas então, como podemos resolver toda essa informação que parece exercer uma influência (muitas vezes trágica) no nosso comportamento?

Bem, podemos imaginar que o nosso subconsciente é como um jardim. Muitos autores usaram esta metáfora e eu considero importante e esclarecedora. Nesse jardim cultivamos sementes que no futuro darão frutos e flores. Então se plantamos sementes de amor, abundancia, paz, riqueza, prosperidade, bondade, colheremos todas essas qualidades. E será a mente subconsciente que transmitirá esses frutos para a mente consciente e ela atuará conforme lhe foi entregue essas mensagens.

Então, se durante a infância ou toda a vida, uma pessoa escuta de alguém da família ou amigos dizer que ela é isto ou aquilo, vai “plantando” essas sentenças no seu subconsciente formando assim uma forma de pensamento que permeia toda a sua conduta posterior e explica o seu comportamento futuro.

Mas, como podemos nos relacionar com o subconsciente e limpar todos os pensamentos negativo ou destrutivos?

Dizem que o melhor momento para contatar com o nosso subconsciente é antes de dormir e ao acordar. Isso porque a nossa mente consciente está adormecida, quase sem ação, então é o momento propicio para relaxar, respirar, expirar e mandar a mensagem que queremos ao inconsciente.  Podemos enviar afirmações como “Eu sou abundante, eu sou próspero, eu sou saudável, etc.

Todas as noites, em forma de oração meditativa e bem relaxada, podemos alimentar o nosso subconsciente com essas sentenças positivas.

É na verdade uma pregação mental muito forte que vai alimentando, “plantando” o nosso jardim para que possa dar os frutos que almejamos.

Através da meditação, facilitamos esse canal de comunicação e, assim, o grande mistério do nosso pensamento revela o que o nosso subconsciente tem e quer nos comunicar.

MAY MORNINGS

 


May mornings

Illuminated by the sun

Transparent and blessed

Full of light and colour

 

May mornings

Illusion, daydreaming

Nature gives us

A spectacle of splendour

 

May mornings

Fulfilment and emotion

Life is reborn

In springs and autumns of sweetness

 

May mornings

What do you bring behind so much beauty

and blessing?

There is an air of change in life

There is joy and renewal!


A MAGIA DAS PALAVRAS : SAUDADE

 



Existe uma palavra na língua Portuguesa que, dizem, revela em todo o seu significado a própria essência da língua. Refiro-me a palavra SAUDADE, ou SAUDADES.

Dizem que ela só existe em Português, mas ela tem tradução em outras línguas como por exemplo no Espanhol, é traduzida como “Nostalgia”, no inglês como “to miss”, no italiano: “Desiderio ou Mancanza di...”, etc.

Mas, na língua portuguesa ela significa mais do que nostalgia ou sentir falta de alguém ou de algo. Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “Saudade” é “sentimento de nostalgia causada pela ausência de algo, de alguém, de algum lugar, ou pela vontade de reviver experiencias, situações ou momentos já vividos e guardados na memória”

Os estudiosos explicam que quando falamos no plural, “saudades” significa cumprimento, saudações que enviamos a alguém.

Ex. “Mando saudades para a família que está longe”

 

Mas esta palavra alcança sua verdadeira dimensão quando significa sentir falta, solidão, um pouco de melancolia causada por um ambiente de recordações, de memórias vividas, de evocar alguma experiencia que foi boa e que nos emocionou.

Na música, esta palavra pode ser encontrada em milhares de estrofes, também em muitos poemas.

O poeta brasileiro Mario Quintana havia escrito:

“O tempo não para. Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”

 

Clarice Lispector também deixou suas impressões sobre a palavra saudade:

“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida”

 

Ou, a música PALPITE, tem frases sobre saudade muito lindas:

 

“Tô com saudade de você

  na varanda em noite quente

  é o arrepio frio

  que dá na gente

  E aí, o amor pode acontecer

  De novo pra você

  Palpite!”


sábado, 4 de maio de 2024

A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA (II)

 

“O GRANDE MISTÉRIO”

 

 

A mente subconsciente

 

Quem nunca se perguntou do por quê vêm a nossa mente pensamentos do passado que pareciam esquecidos? Ou pensamentos que achávamos estavam sepultados nas névoas mais secretas na nossa inconsciência? E por que esses pensamentos aparecem sem prévio aviso, surpreendendo-nos pela sua intensidade e até pela emoção com que vêm juntos? Por que?

Bem, não resta dúvidas que a mente humana é misteriosa. E agora permitam-me falar sobre um dos grandes mistérios que formam parte dela : a mente subconsciente ou também chamado de inconsciente.

Nossa mente se conforma de duas partes. Mente consciente e mente inconsciente. Uma não trabalha sem a outra, uma está interligada à outra. Uma manda mensagem para a outra e esta aceita e atua em consequência. É maravilhoso este grande mistério.

Mas gostaria de falar sobre a mente subconsciente. Sempre quando penso no meu inconsciente ou na minha mente subconsciente, imagino-a como um quarto escuro, sem nenhuma luz, e uma maquinaria silenciosa que trabalha sem parar. Esse “trabalho” são os nossos pensamentos, nossas ideias, nossas intuições. A mente subconsciente trabalha em silêncio e recebe todas as notificações, experiencias, emoções da mente consciente.

Ela não sabe o que é certo ou errado, ela recebe tudo o que a mente consciente lhe dá e atua em consequência.

Durante nossa infância – os especialistas falam de até sete anos de idade – nossa consciência ainda está em formação, e tudo o que vivemos, tudo o que vemos, tudo o que sentimos vai diretamente no nosso subconsciente, formando assim uma espécie de depósito de recordações, vivências e emoções. Toda essa gama de elementos acumulados no subconsciente é um arsenal para que o consciente receba essas mensagens e atuemos em consequência.

MANHÃS DE MAIO

 

Manhãs de maio

Iluminadas pelo sol

Transparentes e abençoadas

Cheias de luz e cor

 

Manhãs de maio

Ilusão, devaneios,

A natureza nos dá

Um espetáculo de esplendor

 

Manhãs de maio

Realização e emoção

A vida renasce

Em primaveras e outonos de candor

 

Manhãs de maio

O que você traz por trás de tanta beleza

e bênção?

Há um ar de mudança na vida

Há alegria e renovação!

LA MAGIA DE LAS PALABRAS


 


Conocer más de un idioma es una aventura no sólo de desafío intelectual, sino también de un placer inenarrable.

Cada lengua tiene sus bemoles y es fascinante como, muchas de ellas, tienen el mismo significado, la misma lexicología. Sin embargo, existen palabras que son tan propias en un idioma que, al pronunciarlas evocamos inmediatamente a la misma cultura del país donde esa lengua es hablada.

En el italiano, por ejemplo, existe una palabra: OVUNQUE que me encanta. Ella significa “en todos lados”, o “en todos los lugares”.

Esa sola palabra significa algo que puede estar, o que sucede a nuestro alrededor. Es una palabra pequeña, corta, pero cuyo significado es extenso.

“Guardo il paesaggio e ovunque vedo solo meraviglie” (Contemplo el paisaje y sólo veo maravillas por todos los lados)

Esto es lo que llamo “la magia de las palabras”, Ellas transmiten no sólo un significado, pero también una vasta gama de sensaciones.


sexta-feira, 3 de maio de 2024

MAÑANAS DE MAYO

 


Mañanas de mayo

Iluminadas por el sol

Transparente y bendecido

Lleno de luz y color

 

Mañanas de mayo

Ilusión, ensoñación

La naturaleza nos brinda

Un espectáculo de esplendor

 

Mañanas de mayo

Fulgor y emoción

La vida renace

En primaveras y otoños de dulzor

 

Mañanas de mayo

¿Qué traes detrás de tanta belleza

y bendición?

Hay un aire de cambio en la vida

Hay alegría y renovación!




quinta-feira, 2 de maio de 2024

CONTRADICCIÓN

 

Algunos días me levanto temprano

Otros días me levanto tarde

Me gusta ver salir el sol

Me gusta ver crecer la luna

A veces hablo tanto

Incluso conmigo mismo

A veces estoy en silencio

Suspirando y susurrando

Me gusta el verano

La primavera me sorprende

No me gusta tanto el otoño

Mucho menos el invierno

A veces lloro

Pero a menudo río

Siempre sonrío

Mi mirada es transparente

Mi mirada es suave

Tengo sueños fantásticos

Tengo pesadillas oscuras

Me encanta correr sin parar

Pero también me canso

A veces es mejor caminar

Me gusta ir en bici

Me gusta la lluvia

No me gustan los días nublados

Me encantan las mañanas soleadas

Permanezco en silencio

Pensando y soñando

Hay cosas que amo y hay cosas que no me gustan

A veces soporto cosas,  y a veces me gustan otras

Me encanta escuchar música

Me encanta estar en silencio

El silencio me conmueve

Un grito me ahoga

Me gustan todos los animales

Excepto las serpientes

Me gusta sentir emociones

No controlo las sensaciones

Soy un romántico

Soy efímero

Vivo como un mutante

Saboreo una fruta roja

Echo de menos muchas cosas

Y a veces no siento nada

Siento el amor

Huyo del odio

Amo a Tchaikovsky, Debussy y Brahms

No me gusta Shostakovich

Stravinsky me parece muy extraño

Sueño con Eric Satie

Me encanta la música pop

Pero prefiero la erudita

Me gusta escribir poesía

Me gusta escuchar sinfonías

Adoro todos los sábados de mi vida

Me encanta dormir al menos

Noche y día

Soy un Hombre, a veces una bestia

Soy un hijo de Dios

Siempre estoy acompañado

Pero a veces prefiero estar solo

Me llaman "Ser Humano"

Soy un torrente de emociones

¿Por qué no sentir esta CONTRADICCIÓN?

CONTRADICTION

 

Some days I wake up early

Others days I wake up late

I like to see the sun rising

I like to see the moon growing

Sometimes I talk so much

Even to myself

Sometimes I'm in silent.

Sighing and whispering

I like summer

The spring surprises me

I do not like autumn so much

I dislike winter

Sometimes I cry.

But I often laugh

I always smile,

My look is transparent

My look is soft

I have fantastic dreams

I have dark nightmares

I love to run nonstop

But I get tired too

Sometimes it is better to walk

I like biking

I like rain

I do not like cloudy days

I love sunny mornings

I remain in silent

Thinking and dreaming

I love so much, and sometimes I don’t

Sometimes I like many things, and sometimes I don’t

I love listening to music

I love to be silent

Silence touches me

A cry drowns me

I like all animals

Except snakes

I like feeling emotions

I do not control sensations

I am a romantic

I am ephemeral

I live as a mutant.

I taste a red fruit

I miss many things

And sometimes I feel nothing.

I feel love

I run away from hate

I love Tchaikovsky, Debussy and Brahms

I do not like Shostakovich

I think Stravinsky very strange

I dream of Eric Satie

I love pop music.

But I prefer the erudite

I like to write poetry

I like listening to symphonies

I adore all Saturdays of my life.

I love sleeping at least

Night and day

I am a man, sometimes a beast

I'm a child of God

I'm always accompanied

But sometimes I prefer to be alone.

They call me "Human Being"

I am a torrent of emotions

Why not feel this CONTRADICTION?