domingo, 5 de julho de 2015

ATO GRATUITO (PARTE IX)

Também o Ato Gratuito é revestido de solidariedade. Já dei exemplos claros de pessoas generosas e solidarias quando se sentem “invadidos e tomados” pelo Ato Gratuito.
A solidariedade é aquela vivencia de “estar” no lugar do outro; sentir o que o outro sente; ser capaz de sofrer o sofrimento do semelhante, e essa emoção – comoção-  interior gera o Ato Gratuito.
O coração humano sente a necessidade de se entregar no Ato ao outro e fazer de tudo para ajudá-lo. Isso é solidariedade no Ato Gratuito.
A pessoa que recebe esta graça é abençoada pela alegria de ajudar os outros, o próximo.

*******

O perdão e o esquecer os agravos e ofensas também são elementos que compõem o Ato Gratuito. Quando Nelson Mandela (1918-2013) saiu da prisão após 27 anos em reclusão pela sua luta contra o Apartheid, em 1990, chamou a atenção do mundo todo o seu sorriso.
Era uma alma perdoada porque perdoou tudo o que tinha lhe acontecido. Ao exercer a Presidência da África do Sul, ele começou o seu governo tentando a reconciliação nacional. Tudo isso só foi possível pela sua atitude pessoal de perdoar os que foram seus inimigos. A conciliação entre todas as classes sociais e políticas era o seu desafio e meta.
O revanchismo não estava no seu dicionário de vida. Perdão, sim. Ele exerceu o Ato Gratuito do perdão com sorriso e determinação. Um bom exemplo a ser seguido.


*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário