Sem dúvidas, existem muitos adjetivos que posso usar para descrever a portentosa presença da pianista brasileira Cristina Ortiz no palco do recém reformado ( e remoçado) Teatro Municipal de São Paulo. A artista baiana de extraordinário talento, mistura o seu dom com harmonia e firmeza oferecendo um espetáculo de grande arte.
Radicada há vários anos em Londres, Cristina Ortiz à uma artista que
evolui de menino prodígio à maturidade – segundo o Die Presse – determinada a
comunicar ao mundo sua intuição, emoção e sensibilidade.
A pianista já foi solista com as orquestras de Berlim, Chicago,
Cleveland, Nova Iorque, Praga, Viena e Londres. Trabalhou com os maestros
Ashkenazy, Metha, Chailly e outros renomados regentes internacionais.
Possuidora de um vasto e eclético repertório, seu compromisso com a música
brasileira é evidente na aclamada premiére de
Chôro.de Gurnieri, na Carneggie Hall, ou nos Cinco Concertos de Villa-Lobos,
gravados para a Decca. Leciona constantemente workshops e masterclasses para
jovens pianistas em todo o mundo.
O concerto para Piano e Orquestra Nro.2
Opus 83 em Si Bemol Maior de Brahms foi executado com tamanha firmeza e
talento que me proporcionou uma alegria imensa à alma. A Orquestra Sinfônica do
Teatro Municipal, dirigida magistralmente pelo regente Abel Rocha, que também é
Diretor Artístico do principal teatro paulistano, foi brilhante e majestosa.
Uma tarde de domingo, certamente, inesquecível aos meus ouvidos de amante
da música.
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