domingo, 8 de setembro de 2013

UMA GRANDE EXPOSIÇÃO

Entre os séculos XIV, XV e XVI, a Europa, essencialmente a Italia, viveu o período renascentista, ou seja o florescimento das artes e da ciências. A exposição do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): “MESTRES DO RENASCIMENTO: Obras primas italianas”, apresenta uma mostra de extraordinária riqueza da arte italiana, no momento de seu maior esplendor.
O Renascimento surgiu na Florença, mas desenvolveu-se num universo mais amplo, com linguagens artísticas, diversificadas e, principalmente com uma concentração única de grandes mestres, que as cortes disputavam como autenticas estrelas. A exposição divide-se em 4 andares, começando por Florença: destacam-se as obras de Gentile de Fabiano, Frá Bartolomeo, Piero di Cosmo, Rafael, Bazzi, Micchelangelo, Botticeli, Verocchio, Donattelli e Il Guirlandaio. O quadro : “San`t Agostino scrivente”de 1480 de Botticelli é impressionante.
 “O Cristo Benedicente” de Rafael Sanzio , de 1506, é incrível.
No 3ro andar, a exposição viaja para a Roma renascentista. Grandes obras dos anos 1460 e 1470, a decoração da Capela Sistina (1481), nos traz os grandes Fra`Angelico, Bregno,  Il Perugino, Rafael y Micchelangelo, com um desenho da “Porta Pia” que fora a base de toda a posterior arquitetura monumental de Bernini.
No 2do andar, viajamos por Veneza, Ferrara, Urbino e Milão. Em Veneza destaca-se o quadro da  “Annunciazione” de Bellini de 1489; a “Maddalena”de Tiziano (1560-1565) e a “Allegoria della Battaglia di Lepanto”(1571) de Il Veronese.
Em Ferrara, “L`a Adorazione dei Pastori, (1506) de Garofalo é sublime.
A pintura de Carlo Crivelli: “Maddona com bambino” (1470-1473) e o “Ritratto di Elizabetta Gonzaga” (1503) de Rafael, são belíssimos.
Por último, em Milão encontramos obras de Lotto, Il Parmigianino, Il Moretto, Maineri e Brescia. “San Sebastiano” (1492) de Maineri, e “Adorazione dei Pastori (1525-1535) de Lorenzo Lotto, são destacáveis.
Por último, uma cronologia interessante nos mostra os acontecimentos históricos que marcaram o renascimento, com painéis, ilustrações e uma sessão de cinema com as obras expostas na Italia. Tudo isto no subsolo do CCBB.
Sem dúvidas, com esta exposição, temos contato com a versatilidade desse período da arte italiana, considerando o momento de maior reflorescimento empírico, cientifico e artístico da historia da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário