segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

HAIKAI DE FEVEREIRO


Água e sol
Chuva e emoção
Fevereiro com ardor!

Cidade cintilante
Ternura recebida e dada
Rua molhada

Fevereiro
Magia e candor
Chuva, lembranças e amor

Chuva de fevereiro
Na avenida viva
Lembranças vazias e frias

Folhas molhadas
Adeus verão

Vida e fascinação.

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


FEVEREIRO


Chuva e sol, adeus ao verão. Caleidoscópio de emoção. Lembranças com muito amor.

TARDE DE FEVEREIRO


Chuva 
Chuvisco fino
Avenida derretida
Inspiração solta

Final de fevereiro
Adeus verão, adeus a um ano inteiro
Cores e emoções se despedem
Ao som de um mar azul intenso.

Emoção que corre solta
Através de memórias e imagens
Transcendentes, efêmeras
Vazias ou cheias, ternura plena.

Águas de verão
Águas de fevereiro
Que encerram um período

De inesgotável amor verdadeiro.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

AND THE OSCAR GOES TO...






...AND THE OSCAR GOES TO.....

Já estamos às vésperas da 88 cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Hollywood: os Oscar.
Como sempre, todos os cinéfilos estão na expectativa de quem levará o Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, os coadjuvantes, e melhor filme estrangeiro, que são os principais prêmios. Alguns que gostam mais da tecnicidade estarão na torcida por saber quem vai levar os prêmios de edição, mixagem de som, efeitos especiais; os mais artísticos vão querer saber quem vai levar o prêmio de fotografia, de roteiro, de figurino; e aqueles que gostam mais de música estarão mais atentos aos prêmios de melhor música, melhor trilha sonora, entre outros.
De qualquer forma, e apesar de que a produção hollywoodiana está deixando um pouco a desejar neste século (seu ápice foi e será sempre o século passado, o XX), ainda é um evento de dimensões universais.
Vou falar dos principais filmes indicados ao Oscar em 2016.

OS FILMES MAIS INDICADOS E IMPORTANTES EM DISPUTA

Sem dúvidas o grande favorito é O REFRESSO, do diretor Alejandro González Iñárritu, que já ganhou o oscar em 2015 por BIRDMAN. O diretor mexicano, abocanhou este ano nada mais do que 12 indicações ao Oscar, entre eles de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo di Caprio) e melhor ator coadjuvante.
A saga de sobrevivência pode render um Oscar a Leonardo di Caprio, que já fora indicado cinco vezes e não conseguiu nenhuma vez. O filme de aventura é tensa, e Iñárritu destaca-se pelos efeitos especiais e pela nova forma de dirigir cenas em sequência. Di Caprio fez o papel de sua vida.
CAROL de Tood Hayes, não concorre a melhor filme mas Cate Blanchett é favorita ao Oscar de melhor Atriz. Ela está simplesmente espetacular neste drama de homossexualidade entre duas mulheres nos anos 50. Tem 6 indicações, entre eles a de Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Figurino e Melhor roteiro adaptado.
SPOTLIGHT- Segredos revelados. Um excelente filme sobre jornalismo investigativo que trouxe a luz o bombástico escândalo de pedofilia na Igreja Católica dos Estados Unidos. Tem 6 indicações. Melhor filme, Melhor diretor (Tom McCarthty), melhor roteiro original, melhor edição e melhor ator coadjuvante para Mark Ruffalo.
THE BIG SHORT- A GRANDE APOSTA
Se O REGRESSO é o favorito, A GRANDE APOSTA de Adam McKay, pode sim ganhar o Oscar de Melhor Filme. O tema é quentíssimo: a crise financeira imobiliária nos Estados Unidos em 2008. Tem 5 indicações, entre eles Melhor filme, Melhor diretor, Melhor roteiro original e Melhor ator coadjuvante para Christian Bale.

45
Falar da grande Charlotte Rampling é falar de uma excelente atriz, daquelas que pouco existem hoje em dia. A atriz britânica é indicada a Melhor Atriz por este filme que retrata em forma simples o relacionamento humano. Indicação de Melhor filme, melhor diretor (Andrew Haigh), melhor roteiro original, melhor atriz e melhor ator coadjuvante.
O QUARTO DE JACK
Com 4 indicações, entre eles melhor filme e melhor diretor (Lenny Abrahamson), joga com uma experiência angustiante e traumática: mãe e filho vivendo anos isolados num quarto pequeno em um confinamento forçado. Também concorre ao prêmio de melhor atriz (Brie Larson) e melhor roteiro adaptado.
A GAROTA DINAMARQUESA
Se bem não foi indicada a melhor filme, este excelente filme de Tom Hopper foi indicado a melhor ator (para o extraordinário Eddie Redmayne) e melhor atriz coadjuvante, para a sueca Alicia Vikander) O drama real do pintor dinamarquês Einar Weneger que nos anos 20 foi o primeiro transexual a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo é impressionante.
O figurino é lindo, assim como o design de produção que também são indicados ao Oscar.
BROOKLIN
De John Crowley, é uma história de imigração light. Nos anos 50 a irlandesa Ellis (Saoirse Ronan) busca uma vida melhor nos EUA. Levou 3 indicações, entre Melhor filme, melhor atriz, melhor roteiro adaptado.
OS OITO ODIADOS
De Quentin Tarantino. Tem de especial que o diretor filmou em película de 70mm, que pode ser projetado em pouquíssimos cinemas. Só levou três indicações (Melhor trilha sonora, melhor atriz coadjuvante e melhor fotografia). E um filme que conta a história de caçadores de recompensas em Wyoming.
JOY
De David O. Russell, põe em cena a garota da vez de Hollywood, Jacqueline Lawrence que está indicada a melhor atriz.
Entre os filmes estrangeiros, o favorito é O FILHO DE SAÚL, do húngaro Lazlo Nemes. Tem como tema o holocausto – que agrada muito Hollywoond – mas é feito com grande criatividade. O filme nos deixa imersos na brutalidade dos campos de concentração nazis. Sufocante.
O brasileiro O MENINO E O MUNDO de Alê Abreu tem grandes chances com o Oscar de Melhor Filme de Animação, junto com ANOMALISA de Duke Johnson e Charlie Kaufman,
Outros filmes interessantes são TRUMBO- LISTA NEGRA de Jay Rocah, que relembra a época da histeria anticomunista nos EUA, o filme é uma ode à liberdade de expressão e rende homenagem ao roteirista Dalton Trumbo de SPARTACUS.

Para os que preferem efeitos especiais e filmes técnicos, estão PERDIDO EM MARTE, MAD MAX, STAR WARS, O DESPERTAR DA FORÇA, CREED E JOBBS.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


CINEMA


Arte que retrata a realidade em forma de fantasia e a fantasia unida à ilusão fazem que a realidade pareça diferente.

A AMBIÇÃO CORRE SOLTA EM "A GRANDE APOSTA"



Outro indicado ao Oscar 2016, A GRANDE APOSTA, em inglês THE BIG SHORT é qualificada como comédia dramática biográfica, dirigido por Adam McKay, baseado no livro homônimo de Michael Lewis. O filme conta a crise financeira de 2007-2008 e é estrelado por Christian Bale, Steve Carrell, Ryan Gosling e Brad Pitt.
Bale é Michael Bury, dono de uma empresa de médio porte que decide investir muito dinheiro no fundo que aposta em que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Essa decisão é muito arriscada, como são os investimentos na área financeira em qualquer país do mundo, porque no momento em que ele decide arriscar, estava nadando contra a maré. O mercado imobiliário estava em auge.
Os personagens de Steve CarrelL (Mark  Baum) e de Ryan Gosling (Jarred Vennet) tem um ingrediente comum junto com Bury : a ambição. Quando eles percebem que podem ganhar rios de dinheiro, contatam um guru de Wall Street, Bem Rickert (Brad Pitt) que vive recluso.
O resto já podemos deduzir. O roteiro adaptado ganhou o prêmio do Sindicato de Roteiristas de Hollywood, o que aumenta a chance de abocanhar o Oscar nessa categoria. Também pode ter uma chance de ganhar o Oscar de Melhor Filme competindo com O REGRESSO de González Iñárritu, mas, certamente o fato de colocar a crise imobiliária que causou desemprego a milhares de cidadãos americanos e no mundo afora em comédia, é interessante.
O cinema – como dizia uma crítica de O ESTADÃO – deve chamar a atenção sobre os fatos da realidade, além de contar uma história divertida. Se bem o tema da crise pode parecer muito chato para muitos, afeta nosso cotidiano e nos faz lembrar que dos erros cometidos podemos tirar lições preciosas.

O filme tem cinco indicações ao Oscar 2016: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale), Melhor diretor ( Adam McKay), Melhor Roteiro Adaptado (Adam McKay  e Charles Randolph) e Melhor Montagem (Hank Corwin).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

REFLEXÕES DO COTIDIANO

FEVEREIRO: ENTRE CHUVAS, CRISES E ESPERANÇAS

E a vida desliza-se suave no novo horário convencional, para alguns, o horário de inverno. Anoitece então muito mais cedo, e parece que o amanhecer demora para chegar, mas estamos em fevereiro, e a luminosidade do verão ainda está presente que traz um certo conforto e esperança para estes dias tão tumultuados de começo de ano.
As chuvas de fevereiro não decepcionaram, ao contrario, choveu mais do que o esperado para este mês e o carnaval teve seu momento de refresco molhado com tantos blocos e escolas de samba. O povo, como sempre, entrou de cabeça nesta festa popular para esquecer a época de vacas magras em que estamos submersos todos.
Apesar de manter o otimismo, o que resulta cada vez mais difícil, a crise política e econômica está longe de acabar no Brasil. Em fevereiro, as sessões do Congresso Nacional trouxeram, novamente os velhos e atuais problemas em que o governo se encontra. O impeachment da Presidente ainda é uma ameaça a ela e isso será assim enquanto os problemas econômicos não melhorarem. As reformas fiscais e da Previdência parecem distantes e sem elas, o governo não conseguirá sair da lama em que se meteu e, em consequência, nos meteu a todos. O vespeiro político na Câmara de Deputados comandado pelo Presidente Eduardo Cunha (desafeto do governo) inaugurou agora um novo embate que parece ter saído de lutas medievais. O Supremo Tribunal Federal também entrou na lide para marcar sua presença, muitas vezes com decisões que se aproximam perigosamente do inconstitucional. Entre eles, a Presidente Rousseff continua balançando num poder fraco e quase nem consegue se equilibrar no meio de tanta notícia ruim, de impopularidade, corrupção e catástrofes econômicas. Para piorar, o vírus Zika transmitido pelo Aedes aegypti continua aterrorizando todos os brasileiros e além das fronteiras. Todos sabemos que se existisse mais saneamento básico, se o governo tivesse algum plano visceral na luta contra este inseto, não estaríamos nesta situação de vergonha internacional.
Para atirar mais lenha ao fogo, o preço de petróleo internacional não colabora, continua despencando trazendo mais sombras para as perspectivas da economia internacional.
Mas, diante de todo este cenário, ou sucumbimos ou saímos vitoriosos. A esperança continua sobrevoando nossas mentes. Ela nunca desaparece. Ela se mantem firme, assim como nossa fé. Diz um velho ditado que “não há mal que dure cem anos”. Pois bem, vou me aferrar a esse refrão com todas as minhas forças pois a esperança em que tudo vai melhorar, vai passar, mesmo que seja a passos de tartaruga, será meu alicerce para continuar em pé.

E ainda vem as aguas de março. Meu desejo e minha prece é que essas aguas levem tudo que há de ruim nas nossas vidas: corrupção, tristeza, doenças, lágrimas, preocupações, medos, incertezas e muito mais. 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

LAS DIEZ


Son las diez de la noche
Y el reloj vaguea sus punteros
Y la noche va silenciándose
En lenta espera y bajo un manto oscuro.

Son las diez de la noche
Y la oscura niebla nubla la vida
De misterios y secretos
De exuberantes fantasías.

Son las diez de la noche
Y en mi noche el sueño es rebeldía
Las ilusiones florecen sin descanso
El futuro, sólo Dios lo decide

Son las diez de la noche
Mi mente tiende a la melancolía
Pero mis pensamientos se llenan de euforia
Al saber que mañana será un nuevo día

Son las diez de la noche
La sensibilidad también es energía
¿No está mal sentir un poco

de soledad y alegría?

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


POESIA (II)


Exaustiva reflexão da condição humana.

REFLEXÕES DO COTIDIANO
"Que bom seria
que a vida se deslizara suave e tranquila
sem temor, sem pressa, com alto astral
como este horário de inverno convencional"

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


ANJOS

Seres iluminados. Protetores. Mensageiros espirituais de Deus aos homens

ALMA A FILHA DO DESTINO(CAPITULO VIII PARTE VI)

Era noite de lua cheia, no ar uma sensação de tranquilidade, a beira do rio, as aguas tranquilas pareciam cantar uma canção de ninar. A menina estava nadando no rio e parecia feliz. Ele a viu do outro lado, e acenou para ela, mas ela não o viu e continuou o seu calmo ritual de nadar e depois flutuar na superfície. De repente, a lua escureceu e sobreveio uma terrível ventania. Ele ficou assustado e viu um pequeno barco amarrado perto dele. Correu e o desamarrou. Subiu no bote e dirigiu-se rapidamente até o lugar onde a moça estava. Ela parecia não perceber do perigo, continuava nadando como se nada tivesse acontecido.
- Ivoti, Ivoti! – gritou ele, mas a moça parecia surda. Nem olhava para ele.
Então ele viu um redemoinho, e de dentro dele surgiu uma enorme barca cheio de homens maus, barbados, com armas de fogo, ameaçadores. A embarcação dirigia-se depressa ao encontro da moça. Ele sentiu a ameaça à vida dela e gritou com toda força:
- Vá até o outro lado do rio e não olhe para trás.
Então, como por milagre, a moça olhou para ele, e olhou para a barca ameaçadora e nadou rapidamente até a praia. Então, ela começou a correr e não olhou para trás.
A barca, então foi engolida pelo redemoinhou e a lua da lua voltou a brilhar e a calma retornou ao rio. A moça tinha desaparecido no matagal.
Ele acordou suado e assustado. Percebeu que ainda era escuro. A tribo dormia sob a luz prateada da lua cheia. Ele preparou o fogo em silencio e trouxe algumas ervas que colocou numa panela de ferro. Lentamente a fumaça subia até as arvores e ele entrou em transe. No meio do ritual, ouviu uma voz que dizia que ele tinha que ir até o rio. Após isso, desmaiou e só acordou com toda a tribo ao redor dele, na sua tenda.
O cacique, perguntou intrigado o que tinha acontecido.
- Tive um sonho premonitório, devo ir até o Moxotó e, olhando para ele, saberei o que está acontecendo. A voz me falou e eu devo obedecer.
- Muito bem Pajé, então leva três homens com você e vá o quanto antes.
A sabedoria e os desejos de um pajé nunca eram questionados na tribo, nem mesmo pelo cacique.
Ao amanhecer, o pajé Jabú escolheu três índios da tribo e partiu para o vale do Moxotó.
Chegaram ao anoitecer, e estabeleceram tendas na praia do rio. A lua cheia brilhava com intensidade. A meia noite, ele fez a fogueira e começou o ritual.
Na medida em que a fumaça subia começou a ver imagens no meio dela. Percebeu que tinha que avisar “a menina do rio” que ela estava em perigo.
No dia seguinte, retornaram para a tribo.
Assim que o grupo chegou, o pajé pediu para que o índio professor das crianças, Arandu, se apresentasse na sua tenda.
- Sim, Pajé, aqui estou – disse um índio baixinho e muito magro. Tinha olhos curiosos e escolhia muito bem as palavras que expressava. Era alfabetizado e ficou na escola como professor quando a menina Alma, ou Ivoti, foi embora.
- Quero que traga um papel e lápis e escreva uma carta.
- Sim pajé.
Minutos depois, Arandu, sentado aos pés do Pajé Jabú escrevia lentamente.
- Quero que diga para Ivoti que mora longe na terra do homem branco, que evite todo contato com a terra de Pernambuco, ou algum lugar que lembre esse nome. Porque o passado está perigosamente dirigindo-se até ela. Ela não pode enfrentar o passado neste momento, não agora. Mais tarde, ela estará preparada para enfrenta-lo, mas não agora, porque agora ela estaria despertando dentro dela sentimentos muito perigosos que poderiam ser perigosos para sua própria vida.
O índio-professor Arandu gostava ir uma vez ao mês até a cidade de Arcoverde para despachar as cartas e receber as encomendas que vinha para a tribo. Em 1950, a comunicação ainda era primitiva, mas o governo tinha feito um censo de toda a comunidade indígena de todo o Brasil e o Ministério da Cultura, através das prefeituras de cidades localizadas na região das tribos, livros escolares, papelaria, jornais e junto com o Ministério da Saúde, panfletos e manuais de prevenção de doenças. O governo Dutra fazia um bom papel nessas regiões do Nordeste do país. O mesmo não ocorria na região norte que era bem inacessível por via terrestre e a comunicação escassa.
Arandu ia todos os meses para o Correio e para a Prefeitura de Arcoverde e lá recebia as encomendas tão bem apreciadas por todos. E no Correio que o Arandu gostava de ir porque sempre chegava cartas. Geralmente os envelopes escuros e grandes eram do Ministério, mas, as vezes chegava envelopes grandes brancos ou amarelos com selos bonitos, letras esquisitas e um cheiro delicioso. Arandu sabia que eram da França. A letra era do Senhor das árvores e da jovem Ivoti. Quando ele chegava à tribo, o Pajé Jabu era o primeiro a receber a carta da França. Arandu tinha que ler para ele primeiro, e depois para toda a aldeia.
Durante todos esses anos, Ivoti tinha escrito muitas cartas para Jabú. Contava como era a grande cidade, Paris, e como ela estava se adaptando. Não deixava de contar suas impressões das pessoas e dos lugares que conhecia. Por exemplo, contou a grande descoberta que foi a loja de Madame Brigny e de como ela conheceu Henri e de quem estava apaixonada. Ao ouvir o nome de Henri, pela primeira vez através das cartas, o pajé teve um estranho pressentimento. Sabia que o relacionamento não vingaria, e quando o Senhor das árvores escreveu contando a morte do rapaz, Jabú mandou uma mensagem à Ivoti, mensagem que deu estímulos à moça e a ajudou a se recompor animicamente. Ela – dizia Jabú – deveria seguir o seu destino. Seu destino já estava traçado e ela não poderia interrompe-lo pois ainda havia coisas boas por vir.
A criação das essências e sua amizade com Paul Du Clermont também foram contadas através de cartas. Ali, pensou Jabú, existia um futuro. Sim, Ivoti e o rapaz que agora era seu amigo, tinham um futuro juntos, mas isso ele não mandou dizer a ela. Decidiu guardar para si.
Por meio das fotografias, o pajé Jabú também via o quanto Ivoti crescera e quão bonita estava. Sem dúvidas, pensou ele com satisfação, a sua menina do rio era uma mulher elegante e muito bonita.

Ele raramente ia ao Sertão do Moxotó, e preferia buscar suas ervas por outras regiões a uma discreta distancia de Inajá e Arcoverde. Não gostava dessas cidades, especialmente de Inajá. Sentia que era uma cidade amaldiçoada, com seu prefeito nefasto e sua família corrupta, responsável por toda a tragédia que tinha ocorrido a Ivoti. Por isso, decidiu que não queria ir mais por lá. Mas o pesadelo que tivera o obrigou a fazer o ritual perto do rio porque era o lugar onde ele sentia mais a presença de Ivoti, o lugar que conheceu a moça, e o que viu no ritual de fumaça não era nada agradável. Ivoti estava prestes a se deparar com seu futuro e isso não podia acontecer agora. Até agora, ela esteve longe das voragens do passado, mas agora essa ténue linha entre o passado e o futuro parecia cobrir sua vida. Ele só esperava que a carta escrita pelas mãos de Arandu, conseguisse chegar a tempo. Ele percebia que os acontecimentos se precipitavam.

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


FÉ (IV)


Mistério de vida e além da vida. Com os olhos da fé podemos ver um pouco mais adiante da nossa vida terrenal e vislumbrar o outro lado da existência.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

POEMA DO MAR


5. O MISTÉRIO

O mar
Inalcançável
Ininteligível
Misterioso

O mistério do mar
Vagueia na sua imensidão
O seu limite é o horizonte
Existência estrondosa e forte

Mistério transcendente
Mistério atraente
Natureza viva
Emoção sempre presente

O mar
É como uma esfinge
Indecifrável milagre
Fonte de inspiração salobre

O mar e o mistério
Natureza soberba
Sensibilidade e emoção

Amor, ilusão, coração.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

DOMINGO DE AMOR COM CHEIRO DE CAFÉ



Após uma noite tumultuada acordei com cheiro de café vindo da cozinha. Fechei os olhos e absorvi o delicioso aroma do liquido negro que tantas lembranças boas me traz desde sempre. O cheiro que vinha suave pelo corredor e pela sala entrou nas minhas narinas e evocou na minha mente aqueles agradáveis momentos do meu passado: uma tarde de inverno em um lugar qualquer, com uma companhia qualquer, um delicioso café com amigos em qualquer cafeteria da minha história, vendo a vida passar através das janelas enquanto uma chuva fina se debruça suave sobre a cidade, enfim, tantas histórias, tantas vivências que um bom cheiro de café é capaz de me lembrar.
E também lembrei que hoje é o dia de São Valentim, dia dos apaixonados, dia internacional do amor. Valentim, mártir do cristianismo, ofereceu sua vida ajudando as pessoas a se casarem e escrevia cartas de amor para aqueles que não sabiam ler e escrever. Valentim tornou-se o santo patrono do amor. No mundo todo, os apaixonados pela vida e pelo amor trocam cartões com mensagens especiais ao seu “Valentim ou Valentina”.
E lembrei também que hoje é domingo, um domingo radiante de fevereiro, e posso ver um feixe dos primeiros raios de luz deste dia magnifico. Pensamentos de Amor invadem minha mente e fazem com que o meu dia seja especial. Pensamentos de Amor ofereço a todos aqueles que merecem amar e ser amados, pois o amor, como dizia Clarice Lispector, “é a única salvação individual que conheço, ninguém estará perdido se der amor e receber, as vezes, amor em troca”

Com essa frase na cabeça, levantei da cama disposto a saborear o meu café e o meu amor.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

MUITO ALÉM DE UMA QUESTÃO DE GÊNERO: “THE DANISH GIRL"



Indicado a quatros prêmios Oscar 2016, o filme de Tom Hooper THE DANISH GIRL (A GAROTA DINAMARQUESA), brilhantemente interpretado pelo jovem ator britânico Eddie Redmayner, vai além da questão de gênero.
Falar da questão de transexual no século XXI, dos problemas de mudança de sexo, de como confrontar a questão de gênero nos nossos dias não é nada novo, mas a história do pintor dinamarquês Einar Wegener (1882-1931) e sua esposa, a também pintora Greta Wegener, tem uma característica inédita. Foi um dos primeiros a tentar mudar seu sexo através de uma intervenção cirúrgica no final dos anos 20. Se hoje em dia, essa opção ainda surpreende e é extremamente dolorosa, tanto física como mental, imagina nessa época.
O ator Eddie Redmayner, que ganhador do Oscar de Melhor Ator em 2015 pela sua interpretação impressionante de Stephen Hawking em A TEORIA DE TUDO, é um jovem ator que já mostrou a que veio. Sua interpretação de Weneger é simplesmente deslumbrante, assim como a de sua mulher Greta, vivida pela atriz sueca Alicia Vikander. O filme tem quatro indicações este ano: Melhor Ator para Redmayner, melhor atriz coadjuvante para Alicia Vikander, melhor figurino e, melhor design de produção.
A música é simplesmente tocante. Pertence ao compositor Alexandre Desplat e a delicadeza com que as cenas são narradas através de suas melodias são excelentes.
É um bom filme, mas um pouco adocicado, pois na realidade, a transformação de Wegener e sua luta para se tornar mulher foi muito mais traumática e dolorosa do que o filme retrata.
Tom Hooper, já premiado pelo DISCURSO DO REI, é um diretor de excelência e dirige o filme em forma suave e delicada.
O filme é baseado nos diários escritor por Lili Elbe, ou seja Einar Weneger, e é considerado um livro importantíssimo para a luta dos transgêneros no mundo todo.

Einar Weneger vai transformando-se em Lili, numa intricada mistura de emoções. Em Lili, Einar pretende encontrar a felicidade plena, um compromisso consigo mesmo.

DIÁLOGO ENTRE AMIGOS

ENTRE CARNAVAIS E EUFORIAS

DUDA e TINNY encontram-se numa sexta-feira após carnaval, em plena quaresma, na avenida Paulista. Esta vez, um pequeno café quase escondido no novo Shopping Center da avenida, recentemente inaugurado.
DUDA: Oi Tinny, que calor meu Deus
TINNY: oi Duda, pois é, hoje a coisa está que arde, parece um inferno. As chuvas deram uma pequena trégua, mas é fevereiro e quando menos esperamos, cai uma chuva de verão.
DUDA: Como foi de folia?
TINNY: Tranquilo. Esta vez fiquei em casa, vendo os desfiles das escolas de samba pela tv., lendo um pouco, escrevendo, vivendo
DUDA: Eu fui fazer trilha na montanha
TINNY: Muito conveniente
DUDA: Mas não desgrudei das notícias. Bem, fiquei feliz pela vitória da Mangueira no Rio
TINNY: Eu também. Primeiro porque gosto muito de Maria Betânia. Acho ela uma das melhores interpretes deste país, e segundo, porque a Mangueira realmente arrasou. Minha escola, a Beija Flor de Nilópolis fez um ótimo desfile, mas achei que a Mangueira merecia.
DUDA: E as escolas de Sampa?
TINNY: Vi alguma coisa, a Vai Vai que é a minha escola também fez um ótimo desfile, mas não vi muito e não saberia dizer se o título dado à Império de Casa Verde foi justo ou injusto, mas tudo bem.
DUDA: E os blocos?
TINNY: Meu Deus, como proliferaram os blocos em São Paulo! 350 blocos em toda a cidade. Fiquei contente, pois é a forma original do povo brincar e pular o carnaval. O carnaval é uma festa popular e nos últimos anos ficou algo elitizado, mas com o ressurgimento dos blocos, a coisa ficou muito mais empolgante, não acha?
DUDA: Isso mesmo. E quanto aos filmes dos Oscar?
TINNY: Acabei de assistir THE DANISH GIRL, de Tom Hopper, o mesmo diretor de O DISCURSO DO REI, com esse novo ator que me impressiona pelo talento, Eddie Redmayne, vencedor do Oscar do ano passado interpretando o genial Stephen Hawking em A TEORIA DE TUDO, brilhante. Gostei do filme
DUDA: É sobre a história do primeiro transexual conhecido, não é?
TINNY: Exatamente.  O pintor dinamarquês Einar Wegener, que foi um dos pioneiros transexuais a querer mudança de sexo. E isso nos anos 1920. Impressionante! A música do filme é linda. O filme tem 4 indicações. Melhor ator para Redmayne, melhor atriz coadjuvante para Alicia Vikander, que faz o papel de sua mulher, a pintora Greta Wegener, e as indicações para melhor figurino e melhor design de produção.
DUDA: Interessante. Vou assistir. Bem, o que vai beber
TINNY: Um cappuccino, acho que é uma boa pedida para estes dias de quaresma (disse rindo)
DUDA: Também acho...

A conversa fluiu como sempre descontraída e alegre, como era o caráter dos dois amigos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O REGRESSO: A HORA E A VEZ DE LEONARDO DI CAPRIO



Assistir o filme O REGRESSO do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu com a atuação de Leonardo Di Caprio, é se transportar para um mundo violento e cruel. Um dos filmes favoritos ao Oscar 2016, com 12 indicações para o prêmio da Academia de Hollywood é um enigma para mim. Primeiro pelo tema do filme, o mundo de caçadores de pele nas vastas e gélidas regiões do norte dos Estados Unidos e Canadá; a luta pela sobrevivência, a vingança, são ingredientes um tanto comuns. Mas reconheço que o trabalho de Iñárritu tem um que de mistério. Desde o premiado BIRDMAN, Oscar do melhor filme em 2015, o diretor mexicano tem uma característica de deixar ao espectador um suspense sobre o final dos seus filmes.
O filme em si só adquire interesse pela fotografia. O tema é um tanto insosso, a violência está no limite e chega a ser cansativa já que o filme tem uma duração excessiva de mais de 2horas e meia. E enquanto a atuação de  Di Caprio, os críticos dizem que é sua melhor atuação. Ele está bem no filme, mas quase não tem diálogos, é só expressão. De qualquer forma, acho que o ator chegou a maturidade profissional. Aquele Di Caprio de ROMEU E JULIETA ou TITANIC ficou para trás. Ele é um ator que já provou que a que veio, e acho que merece o Oscar, mas não acho que este filme mereça, mas, como já disse uma vez, neste século o prêmio da Academia deixa muito a desejar.

Não me surpreenderia se O REGRESSO ganhe o Oscar, afinal, é o que se espera sempre de Hollywood não é mesmo? 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

UNA MIRADA DE FE


CUARESMA: Tiempo de cambio y de esperanza, de meditación y de perdón.
Se inicia hoy la cuaresma con el miércoles de ceniza. El tiempo cuaresmal es un tiempo de cambio y de esperanza. Y es de cambio porque el hombre, hecho a imagen y semejanza de Dios, se ve a sí mismo como un ser mortal pero con alma inmortal.
Este día de cenizas es un recordatorio ineludible de que nuestra vulnerabilidad y finitud de la vida nos obliga a mirar al creador, de hacer un viaje interior hasta lo más recóndito de nuestra alma para ese encuentro con el Señor. Ahí se produce el cambio y ese cambio genera la esperanza. Esperanza en la inmortalidad de nuestra alma pues “de polvo somos y en polvo nos convertiremos” pero sólo nuestro cuerpo físico, nuestro espíritu permanece inmortal.

Cuaresma es un tiempo de meditación y de perdón. Esforzándonos a despojarnos de las viejas ataduras y limitaciones del pecado, nuestra alma vuela tan alto hacia el mundo espiritual que somos capaces de transformar toda nuestra realidad. 

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO

QUARESMA


Tempo de mudança e de esperança. Tempo de meditação e de perdão.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

POEMA DO MAR



4. A IMENSIDÃO

Imensidão do mar
Vastidão de desejos
Oceano azul, suave calma
Felicidade em lampejos

Calma, imensidão
Brisa oceânica de mistérios infinitos
Amor eterno
Luminosidade solar

Infinito mar
Azul, turquesa, verde sem igual
Minha alma vagueia sobre as águas
Deste mar de solidão

Imenso e ilimitado ser
Ininteligível e misterioso
A imensidão das aguas do mar
Satisfaz ao ser mais curioso

O mar e seus mistérios
Imensos de emotividade
A vida se renova nessa vastidão
O amor aparece em toda sua dimensão

Imenso mar
Lua prateada de ilusão
Brisa etérea, solidão
Sentimentos de vívida paixão.

                                              

domingo, 7 de fevereiro de 2016

ALMA, A FILHA DO DESTINO (CAPITULO VIII PARTE V)

O convite que Tita Tristão recebeu do Ministério da Cultura para representar o Brasil numa exposição de novos talentos da pintura latino-americana na França, deixou a moça feliz e angustiada ao mesmo tempo. Tudo parecia acontecer demasiado rápido. Ela estava em pleno preparativo para o seu casamento, quando tinha que ter tempo para avaliar os quadros que seriam enviados à Paris. De qualquer forma, estava acostumada a trabalhar sob pressão e conseguiu terminar todo o trabalho da exposição cinco dias antes do casamento. Então, agora só precisava se concentrar nos últimos detalhes. Ajudada pela prima Mariana e por outros amigos, Tita conseguiu terminar tudo a tempo, mas estava exausta.
Na noite anterior ao seu casamento, o pai entrou no seu quarto e lhe deu de presente um colar que pertenceu a sua mãe.
- Minha querida – disse Seu Augusto emocionado- isto é pra você, nada melhor do que usar uma prenda que pertenceu à sua mãe. Ela queria que você usasse no seu casamento. Com certeza, ela está vendo tudo isto com muita alegria.
- Oh, papai, obrigada. É linda. Sempre gostei deste colar de pérolas da mamãe.- Beijou o pai com carinho e não resistiu derramar umas lágrimas.
- Eu só quero que você seja feliz minha filha. Luiz Eduardo cuidará bem de você, e quando eu me for..
- Para papai, por favor, o senhor vai viver muito, vai ver os seus netos....
- Se isso acontecer, serei mais abençoado do que mereço – disse beijando a filha na testa.
No dia seguinte, dia do casamento, o sol iluminou Recife com muita luminosidade e intensidade. Não fazia muito calor, mas o sol era forte. As celebrações do casamento se realizaram de dia.
Às 11hs da manhã, Tita chegou à Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro de Boa Vista para se casar com Luiz Eduardo, que já a estava esperando. A noiva estava resplandecente, o noivo elegante e feliz. Todo o staff policial do Estado estava presente, oficiais, superintendentes, chefes de polícia e suas esposas, amigos e familiares.
A cerimônia foi curta mas muito bonita e emotiva. Tita pensou no irmão e o quão feliz ele estaria vendo-a tão radiante neste dia memorável, e não conseguiu evitar umas lágrimas.
Logo depois da benção e a assinatura dos livros, o casal ficou legalmente unido perante Deus e a sociedade.
A festa foi celebrada no Clube dos Oficiais Policias do Recife, bem perto da praia de Boa Viagem. Tinha muita gente cumprimentando os noivos. Tita estava feliz.
A festa continuou sem nenhum inconveniente, com exceção de um desmaio de uma convidada, e uma criança que tinha se machucado ao brincar com outra.
Depois teve a dança da Valsa dos noivos, as fotografias e o bolo. Nesse momento, Mariana apareceu com um homem moreno e alto do lado.
- Prima querida, olha só quem conseguiu chegar só agora, mas chegou, o Gerônimo. Ele veio do Rio exclusivamente para o seu casamento.
Tita observou aquele jovem sorridente mas de olhar estranho se aproximar deles.
- Meus parabéns, que vocês sejam felizes.
- Obrigado – disse Dudu cumprimentando o convidado.
- Obrigada, por favor, aproveitem a festa – disse Tita à Mariana.
Tita viu a prima ir correndo para a pista de dança com o namorado. Sentia uma inquietude que não sabia explicar por que.
- Você está bem? – perguntou Dudu ao ver que a noiva estava pensativa.
- Sim, querido. Mas, o namorado de Marianinha me pareceu muito estranho.
- O olhar, tinha um olhar estranho
- Exatamente. O olhar. Não gostei nada. Bem, imagina se eu digo isso a minha prima. Ela me mata – disse sorrindo. – bem, vamos nos preparar para a viagem já.

- Sim meu amor. Vamos para a nossa lua de mel.

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


CARNAVAL


Festa popular em que a fantasia é a realidade por alguns dias. A alegria toma conta do humano e no meio da dança e das serpentinas, o homem é pura emoção.

POEMA DO MAR


3.O BARULHO           


De manhã ou de noite
Em qualquer hora do dia
Em qualquer circunstância da vida
Prefiro o barulho do mar

De manhã às ondas do mar
Produzem uma canção suave
Lambendo a praia com fulgor
Sob o escaldante sol

Quando a chuva vem
 O barulho torna-se furioso
O mar esbraveja com ardor
Alguma oculta paixão

Ao pôr do sol
O barulho diminui sua agonia
O horizonte laranja convida
O mar a entoar sua sinfonia

Sinfonia que expressa amor,
Ternura e musicalidade etérea
Quando a noite chega de mansinho
Aproveito para ouvir o mar, sozinho

O barulho do mar
Alivia minha alma com emoção
Vasta imensidão

De luzes, cores, fantasia e ilusão.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


PIANO


Fantasia entrelaçada de melodias. A arte alcança então, o seu máximo esplendor através dos sons, madeiras e misteriosas teclas. 

POEMA DO MAR (I)


1.ÀS ONDAS

No amanhecer laranja
Às ondas beijam a praia
Os raios tênues do primeiro sol
Misturam-se em alegria e esplendor

Ondas brancas, canções de mar
Infinito amor
A vida renova-se com candor
Na esperança e no eterno amor

Profundezas do mar sem fim
Na alvorada de um novo dia
O mar, ser inatingível de mistérios
E de incomensurável paixão

Às ondas brancas da manhã
Lambem a praia como em permanente canção
Movimento natural
De contentamento e redenção


Às ondas da manhã trazem
Energia e silêncio
Pensamentos e palavras
Amor, ao fundo dos momentos

Ondas brancas prenúncio de vida
Aurora e neblina branca
Ouve-me, ouve o silêncio
Na areia da praia mansa

Ondas brancas, espumosas, etéreas
Fantasia além da ilusão, canto de sereias
Sentindo a brisa marinha, suave e efêmera

Viver a vida, em compasso de pequenas esperas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PENSAMENTOS DE FEVEREIRO

PENSAMENTOS DE FEVEREIRO

“Amanhecer recheado de sonhos e esperanças. Mais um fevereiro na minha vida!”


“Que Fevereiro que hoje começa
Traga alegria e inúmeras sensações
Que as chuvas do verão
Fortaleça nossos sonhos e emoções”


“Da alegria carnavalesca
Às chuvas de ilusões e gracejos
Das fantasias e sonhos
Fevereiro de mil amores e desejos”


“Fevereiro, praia e sol
Verão com muito amor”


“Fevereiro, mês curto, mês longo
A paixão toma conta do meu entorno”


“Como é bom
Apreciar a luz do sol
E sentir a brisa do mar

Numa manhã de fevereiro”

PEQUENO DICIONÁRIO ÍNTIMO


FEVEREIRO


Luminosidade e ilusão. Verão e fantasia.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

FEBRERO


Febrero de estío
y renovación.
Empezar una y otra vez
nuestro lento caminar.

Dice el poeta:
“el algún sitio cualquiera,
acuérdate que te espero
puedes venir cuando quieras
como la lluvia en febrero”

Puedes venir con los rayos
fulgurantes del sol de verano
Puedes despertarte
con tus suaves amaneceres

Puedes saborear el dulzor
y la calma de tus noches,
noches iluminadas de estrellas
Puedes enamorarte y celebrar

el eterno renacer del amor.