sábado, 27 de fevereiro de 2016

AND THE OSCAR GOES TO...






...AND THE OSCAR GOES TO.....

Já estamos às vésperas da 88 cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Hollywood: os Oscar.
Como sempre, todos os cinéfilos estão na expectativa de quem levará o Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, os coadjuvantes, e melhor filme estrangeiro, que são os principais prêmios. Alguns que gostam mais da tecnicidade estarão na torcida por saber quem vai levar os prêmios de edição, mixagem de som, efeitos especiais; os mais artísticos vão querer saber quem vai levar o prêmio de fotografia, de roteiro, de figurino; e aqueles que gostam mais de música estarão mais atentos aos prêmios de melhor música, melhor trilha sonora, entre outros.
De qualquer forma, e apesar de que a produção hollywoodiana está deixando um pouco a desejar neste século (seu ápice foi e será sempre o século passado, o XX), ainda é um evento de dimensões universais.
Vou falar dos principais filmes indicados ao Oscar em 2016.

OS FILMES MAIS INDICADOS E IMPORTANTES EM DISPUTA

Sem dúvidas o grande favorito é O REFRESSO, do diretor Alejandro González Iñárritu, que já ganhou o oscar em 2015 por BIRDMAN. O diretor mexicano, abocanhou este ano nada mais do que 12 indicações ao Oscar, entre eles de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo di Caprio) e melhor ator coadjuvante.
A saga de sobrevivência pode render um Oscar a Leonardo di Caprio, que já fora indicado cinco vezes e não conseguiu nenhuma vez. O filme de aventura é tensa, e Iñárritu destaca-se pelos efeitos especiais e pela nova forma de dirigir cenas em sequência. Di Caprio fez o papel de sua vida.
CAROL de Tood Hayes, não concorre a melhor filme mas Cate Blanchett é favorita ao Oscar de melhor Atriz. Ela está simplesmente espetacular neste drama de homossexualidade entre duas mulheres nos anos 50. Tem 6 indicações, entre eles a de Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Figurino e Melhor roteiro adaptado.
SPOTLIGHT- Segredos revelados. Um excelente filme sobre jornalismo investigativo que trouxe a luz o bombástico escândalo de pedofilia na Igreja Católica dos Estados Unidos. Tem 6 indicações. Melhor filme, Melhor diretor (Tom McCarthty), melhor roteiro original, melhor edição e melhor ator coadjuvante para Mark Ruffalo.
THE BIG SHORT- A GRANDE APOSTA
Se O REGRESSO é o favorito, A GRANDE APOSTA de Adam McKay, pode sim ganhar o Oscar de Melhor Filme. O tema é quentíssimo: a crise financeira imobiliária nos Estados Unidos em 2008. Tem 5 indicações, entre eles Melhor filme, Melhor diretor, Melhor roteiro original e Melhor ator coadjuvante para Christian Bale.

45
Falar da grande Charlotte Rampling é falar de uma excelente atriz, daquelas que pouco existem hoje em dia. A atriz britânica é indicada a Melhor Atriz por este filme que retrata em forma simples o relacionamento humano. Indicação de Melhor filme, melhor diretor (Andrew Haigh), melhor roteiro original, melhor atriz e melhor ator coadjuvante.
O QUARTO DE JACK
Com 4 indicações, entre eles melhor filme e melhor diretor (Lenny Abrahamson), joga com uma experiência angustiante e traumática: mãe e filho vivendo anos isolados num quarto pequeno em um confinamento forçado. Também concorre ao prêmio de melhor atriz (Brie Larson) e melhor roteiro adaptado.
A GAROTA DINAMARQUESA
Se bem não foi indicada a melhor filme, este excelente filme de Tom Hopper foi indicado a melhor ator (para o extraordinário Eddie Redmayne) e melhor atriz coadjuvante, para a sueca Alicia Vikander) O drama real do pintor dinamarquês Einar Weneger que nos anos 20 foi o primeiro transexual a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo é impressionante.
O figurino é lindo, assim como o design de produção que também são indicados ao Oscar.
BROOKLIN
De John Crowley, é uma história de imigração light. Nos anos 50 a irlandesa Ellis (Saoirse Ronan) busca uma vida melhor nos EUA. Levou 3 indicações, entre Melhor filme, melhor atriz, melhor roteiro adaptado.
OS OITO ODIADOS
De Quentin Tarantino. Tem de especial que o diretor filmou em película de 70mm, que pode ser projetado em pouquíssimos cinemas. Só levou três indicações (Melhor trilha sonora, melhor atriz coadjuvante e melhor fotografia). E um filme que conta a história de caçadores de recompensas em Wyoming.
JOY
De David O. Russell, põe em cena a garota da vez de Hollywood, Jacqueline Lawrence que está indicada a melhor atriz.
Entre os filmes estrangeiros, o favorito é O FILHO DE SAÚL, do húngaro Lazlo Nemes. Tem como tema o holocausto – que agrada muito Hollywoond – mas é feito com grande criatividade. O filme nos deixa imersos na brutalidade dos campos de concentração nazis. Sufocante.
O brasileiro O MENINO E O MUNDO de Alê Abreu tem grandes chances com o Oscar de Melhor Filme de Animação, junto com ANOMALISA de Duke Johnson e Charlie Kaufman,
Outros filmes interessantes são TRUMBO- LISTA NEGRA de Jay Rocah, que relembra a época da histeria anticomunista nos EUA, o filme é uma ode à liberdade de expressão e rende homenagem ao roteirista Dalton Trumbo de SPARTACUS.

Para os que preferem efeitos especiais e filmes técnicos, estão PERDIDO EM MARTE, MAD MAX, STAR WARS, O DESPERTAR DA FORÇA, CREED E JOBBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário