domingo, 4 de março de 2012
DIÁLOGO ENTRE AMIGOS (O PRIMEIRO DO ANO 2012)
O meu amigo DUDA é, sem dúvidas, uma pessoa especial. Vive viajando, às vezes fica meses fora do país, as vezes até um ano. A última vez que conversamos e bebemos o nosso saboroso café, foi no ano passado. Agora, ele voltou ao Brasil após três meses fora.
E ele voltou em pleno verão. Os mais velhos dizem que, há anos não temos um verão tão quente em pleno mês de março..Não sei se é o fenômeno da “Niña” o do “Niño”, o certo é que, o coitado do DUDA acabou de chegar de um frio polar siberiano europeu para as cálidas noites e raivosos ensolarados dias deste verão um tanto peculiar.
Eu estava com muitas saudades dele. Temos tantas coisas sobre o que conversar e ao mesmo tempo, compartilhar muitas experiências e emoções juntos.
Eis que, numa tarde quente de quase 35 graus, ambos chegamos juntos, vestindo bermudas, camisetas, quepes, óculos de sol e muito, muito protetor solar.
TINNY: Duda, meu querido amigo, quanto tempo – disse abraçando-o com alegria.
DUDA: Meu querido amigo Tinny...é sempre uma alegria te reencontrar..Meu Deus, estou derretendo, ainda bem que estamos no ar condicionado...Vamos sentar...e, por favor, nada de café hoje, acho que um “chope” gelado cairia bem, não é?
TINNY: Com certeza!..Vamos sentar naquela mesa.
DUDA: Então, já estamos em março, e chegando o seu niver....mais um!
TINNY: Mais um!...Meu Deus, o tempo voa...Ultimamente não faço mais aniversario, só vivo, sou como uma folha ao vento...deixando a vida me levar.
DUDA: Essa é boa – disse sorrindo – mas, que calor é este?
TINNY: Impressionante. Tudo começou no carnaval, acho...Muito calor..Janeiro foi um mês tão agradável porque choveu muito...
DUDA: Me fale dos carnavais...Como foram este ano?
TINNY: Bem, foram lindos. No Rio, como sempre, a Unidos da Tijuca ganhou com merecimento. Aqui em São Paulo, a apuração foi uma baixaria,imagino que você deve ter ouvido o que aconteceu.
DUDA: Sim, muito triste.
TINNY: Pois é, baderna, confusão, rasgaram as notas, etc. Em fim, mas foi como sempre um espetáculo digno dos deuses...adorei..
DUDA: Por outro lado, a cerimônia dos Oscars 2012....
TINNY: Uf, cada ano eu ainda me surpreendo. Já te disse uma vez que, desde 1998, o Oscar tem vindo ruela abaixo...Falta originalidade, faltam filmes mais artísticos, tudo é tão plastificado, tão técnico...Eu acho que o cinema, como arte, deve ter a sua parte técnica, seus efeitos visuais, mas, só isso? Não dá, sinceramente, não dá.
DUDA: O que achou de THE ARTIST?
TINNY: Um bom filme. Mais que bom, achei um filme interessante. Preto e branco, mudo, com uma trilha linda, mas,não é um filme para ganhar o Oscar de melhor filme. Pelo amor de Deus, mas também acho que só ganhou porque não tinha outro filme do mesmo nível. Este ano o nível está muito baixo. Exceto alguns filmes como A DAMA DE FERRO, por exemplo , que gostei muito mas que também não achei que merecia o premio de melhor filme, não achei outros interessantes...O ARTISTA ganhou por ter a ousadia de inovar...Isso também é arte.
DUDA: É o filme HUGO, de Scorcese?
TINNY: Ainda não o vi. Mas tenho curiosidade. Acho Scorcese um diretor muito flexível e maleável. Ele pode fazer muito bem qualquer tipo de filme, porém, ultimamente não tem acertado muito. Lembro-me da IDADE DA INOCENCIA, que tinha me surpreendido muito favoravelmente. Mas isso é passado.
DUDA: Quais foram os outros filmes que você viu dos indicados ao Oscar?
TINNY: Gostei muito do filme THE HELP (Histórias Cruzadas) com Viola Davis e Octavia Spencer (que ganhou merecidamente o Oscar à Atriz Coadjuvante). Achei um filme muito dramático e terno ao mesmo tempo.
ALBERT NOBBS, foi um filme inexpressivo. Não sei, esperava mais da Glenn Close. Não ganhou nenhum Oscar. Também vi BEGGINNERS ou TODA FORMA DE AMOR , que deu o Oscar ao ator Christopher Plummer. Fiquei decepcionado com o filme.. Apesar de ser engraçado e comovente., a atuação de Plummer foi muito superficial. Acho que houve uma injustiça aqui (sempre há em Hollywood) pois deviam ter dado a Max Von Sidow. Não assisti o filme de Von Sidow, mas pela carreira e trajetória deste brilhante ator, o Oscar de melhor ator coadjuvante poderia ter sido dele.
A única nota justa deste ano é a premiação de Melhor Atriz para Meryl Streep. Ela mereceu. Seu papel como Margareth Thatcher foi simplesmente incrível. Adorei.
OS DESCENDENTES com George Clooney, também foi uma grande decepção. Ao menos não ganhou nada.
DUDA: Vejo que as premiações do Oscar estão cada vez pior.
TINNY: Sim, em contrapartida o cinema europeu tem alcançado um nível impressionante, diria que está de volta às origens, como nos tempos de Bergman, Visconti, Fellini, etc.
DUDA: Isso é muito bom...Olha Tinny, parece que vai chover...Adoro a chuva.
TINNY: Adoro a chuva de verão...aquelas gotas cálidas...lembro da minha infância.
DUDA: Bem, a vida tem tudo isso, alegrias, decepções, mas ela é assim, e o mais importante é vive-la, não é mesmo?
TINNY: Com certeza...Agora, me conte como foram os seus meses na Europa.
Os dois amigos continuaram o seu dialogo de amizade enquanto o céu de São Paulo adquiria um tom ameaçador de chuva. Daquelas que trarão água por todos os lados, que levarão com a sua enxurrada, as delicias e as amarguras da vida, a transformarão em águas de março, mas desta vez, as águas ainda não fecharão o verão..Ainda falta muita coisa acontecer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário