sexta-feira, 9 de março de 2012

SÃO PAULO DE MIL ROSTOS (V)




PARQUE TRIANON

Oficialmente chama-se Parque Cerqueira César. Este paradisíaco parque, entravado no meio dos arranha céus da paulista e o bucólico bairro dos jardins, é uma porção de mata atlântica no meio da cidade.
Sua tupida vegetação confunde-se com as trilhas ao redor das altas arvores e, são simplesmente um convite para apreciar a natureza em sua real dimensão. No meio desta vegetação, emerge a escultura do FAUNO de Brecheret, silencioso e distante, como querendo mostrar os segredos mais invisíveis do lugar.
A entrada pela Avenida Paulista, de fronte ao MASP, nos leva à um passeio pela historia da cidade. Antigamente, antes do vão do Masp ser construído, no lugar tinha uma fonte chamada de “Belvedere” com uma das melhores vistas do centro da cidade (hoje a vista ainda pode ser apreciada) e, depois de um passeio pela fonte, todos iam para o parque, frequentado pela alta burguesia paulistana que gostava descansar no meio das sombras, sentada nos banquinhos de madeira e respirando ar puro.
Serpenteando pelas trilhas nos encontramos com uma ponte que nos leva ao outro lado do parque. Uma rua passa por baixo dela. O outro lado também tem muitas trilhas e folhagens verdes da mata. Este lugar é ainda mais tranquilo que o outro.
Sem dúvida, o parque Trianon é um lugar para descansar e fugir da cacofonia imperante na Paulista. Também é um lugar de refugio para os que preferem ler, pensar ou simplesmente ver a vida passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário