segunda-feira, 13 de abril de 2015

ATO GRATUITO (PARTE VII)

A humildade é uma condição essencial onde se dá o Ato Gratuito. A humildade é o fundamento de todas as virtudes. O Ato Gratuito é uma manifestação da vontade e da humildade porque, nos momentos em que o realizamos, estamos nos desprendendo de toda soberba pois o único que importa é fazer algo pelo outro. Com humildade, que é própria desse ato, sabemos amar, rejeitamos o egoísmo que é oposto a qualquer conceito de ajudar o próximo. A pessoa egoísta faz de si a medida de todas as coisas, até chegar ao desprezo por tudo que não é dela.  O egoísmo e a soberba são feitas da mesma moeda. O soberbo tende a se apoiar exclusivamente nas suas próprias forças e nos próprios desejos, esquecendo-se de ajudar o outro. A soberba é portanto, a grande inimiga da amizade, da alegria e da verdadeira fortaleza.
O egoísta não sabe amar, e o Ato Gratuito é um ato de amor. O egoísta só procura receber mais do que dá, não sabe ser generoso nem agradecido e sempre espera receber recompensa por tudo o que faz, no fundo uma pessoa egoísta despreza os outros. A soberba é a raiz do egoísmo, e o egoísmo é a primeira manifestação da soberba. O egoísta olha tudo o que pode lhe proporcionar algum benefício, e o soberbo tem a falsa valoração das qualidades próprias e o desejo desordenado de gloria ou fama.
O Ato Gratuito nos dá uma graça especial para viver vigiando, combatendo a soberba e suas várias manifestações como: vaidade, desprezo pelos outros, a falta de agradecimento, já que o egoísta ou soberbo só fala de si e de suas coisas porque no fundo, é o único que lhe interessa.

No Ato Gratuito, não caímos nesse estado porque o que mais a vontade humana quer, é fazer algo pelos outros, ajudar os outros, fazer os outros felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário