sábado, 10 de dezembro de 2011

RELEMBRANDO CLARICE


No dia 10 de dezembro, a maior estrela literária do catálogo nacional, Clarice Lispector estaria completando 91 anos. Por essa razão, e como acontecera em outubro passado na homenagem ao poeta Drummond de Andrade, ela terá hoje, o seu dia de estrela.
Muitos fãs, se reunirão em sete capitais para lembrar a vida e obra desta escritora nascida no dia 09 de dezembro de 1920, na Ucrania e, com dois anos de idade, mudara-se para o Brasil com seus pais.
Apesar da homenagem se concentrar no Rio de Janeiro, cidade onde ela morou, desenvolveu-se como escritora e faleceu em 1977, aqui em São Paulo e outras cidades, haverá conferencias, passeios guiados, leitura de poesias e muito mais. A programação vai se espalhar por lugares tradicionais, como livrarias e centros culturais e, por outros diferentes como bares e estações de metrô.
Em São Paulo, o jornalista José Castello, falará sobre seu recém lançado livro “Clarice na cabeceira. Romances”, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
A Homenagem é mais do que justa e merecida, a final de contas Clarice ficou imortalizada nas suas obras que falam ao cotidiano da natureza humana, nas dúvidas e na difícil arte de viver.
Ela fala sobre o amor, saudades, dificuldades, assombros, vivencias, medos. Não dá como não se sentir identificado nesta profunda viagem à alma humana que é a obra da Clarice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário