segunda-feira, 30 de abril de 2012

SÃO PAULO DE MIL ROSTOS


A TRILOGÍA CÊNTRICA: MUSEU DA LINGUA, PINACOTECA DO ESTADO E O PARQUE DA LUZ.



UM PASSEIO PELO IDIOMA PORTUGUÊS: MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA.

Inaugurado há poucos anos atrás, o Museu da Língua Portuguesa é, sem dúvidas, um dos lugares mais incríveis da cultura da cidade. Localizada num anexo da Estação da Luz, o Museu é a primeira desse gênero no mundo inteiro. Ouvi dizer que não existia no mundo todo nenhum museu da língua em nenhum país civilizado. O museu tem três níveis: O primeiro andar é reservado para as exposições temporárias  ( Já vi, por exemplo, exposições dedicadas a Clarice Lispector, Mario de Andrade, Guimarães Rosa e, atualmente à Jorge Amado no centenário do nascimento do escritor baiano.

As exposições temporárias são tão bem feitas que são um convite irresistível para entrar no mundo da literatura, da historia, dos livros e de tudo o que faz parte da vida do autor.

No segundo andar encontramos a historia das línguas mundiais, a origem do português, toda a sua evolução, as influencias das outras línguas e muito mais. Muitas telas de computadores mostram o sinônimo e antônimo das palavras e suas origens. Muito interessante.

Num lado do mural, uma enorme tela de cinema mostra pessoas de vários países de fala portuguesa, com seus sotaques peculiares e diferentes.

No terceiro andar, num auditoria muito grande e com horários fixos, há sessões de multimídia sobre a língua portuguesa. Extraordinário.

Com um pouco de tempo livre, não custa visitar o prédio da Estação da Luz, construída pelos ingleses e relembra muito a “Victoria Station” de Londres. É um ótimo passeio pela arquitetura do século passado da cidade de São Paulo.


PINACOTECA DO ESTADO




Minha primeira visita à Pinacoteca, localizada frente ao museu da Língua Portuguesa,  foi para ver uma exposição sobre a pintora brasileira Tarsila do Amaral, uns anos atrás. Fiquei impressionado pelo prédio, outrora Faculdade de Belas Artes. Um prédio enorme, com vários andares e com janelas e claraboias que o enchem de luz, mesmo nos dias nublados.

Na Pinacoteca encontramos esculturas, pinturas e fotografias de vários artistas nacionais e estrangeiros.  É um passeio cultural magnífico e muito interessante. No térreo, ao lado do Jardim da Luz, um charmoso café permite usufruir o verde do parque o os cantos dos pássaros que por lá habitam. Usufruir esses momentos, de cultura e de café olhando o ambiente bucólico do Jardim é um luxo que não tem preço.



JARDIM DA LUZ



Recentemente remodelado e reformado, o Jardim da Luz é um lugar cheio de luz, de verde e de cores. O colorido das diferentes esculturas ao ar livre são dignos de serem destacados. Um coreto muito charmoso lembra o seu passado de esplendor, assim como pequenos estanques para patos, arvores muito altas, variedades de flores (na primavera elas se vestem de cores vivas e alegres), e um sem fim de cantos recheados de segredos de um passado esplendoroso fazem parte deste lugar mágico.

A reforma do Jardim da Luz faz parte de um plano restaurador do centro da cidade de São Paulo. A Pinacoteca e o Jardim estão localizados exatamente frente à Estação da Luz e, juntos elas formam um complexo cultural muito interessante a ser visitado para quem gosta de cultura,  arquitetura e de natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário