DE CARNAVAIS, CINZAS E OUTROS OUTONOS
Como sempre, foi um imenso prazer reencontrar o meu amigo DUDA depois de vários meses de ausência. E ainda hoje que é carnaval, ele – um brasileiro, mas que não gosta da folia carnavalesca- e eu, um estrangeiro, amante do carnaval, das cores e das fantasias.
O lugar não poderia ser outro, a nossa querida avenida paulista, e no café de sempre. Mas hoje a avenida estava cinza e quase deserta. Então percebi que parecia que não estávamos no período de carnaval. Se fosse no Rio de Janeiro, com certeza ouviríamos batucadas e de repente, apareceria um bloco festivo e alegre na nossa frente.
Mas na terra da garoa, só é carnaval no Sambódromo. Aliás, já foi. Então, a cidade, algo anestesiada, parece esperar a quarta feira de cinzas com lentidão e resignação.
É claro que se estivéssemos num Shopping Center isso seria totalmente diferente. Mas, a avenida paulista é um reflexo importante do que acontece na cidade. Milhares de paulistanos estão fora da cidade, e os que ficaram devem estar enfrentando filas de cinema, enchendo bares, ou simplesmente passeando por alguns dos parques de Sampa.
Mas, eu estou aqui, saboreando o meu café, enquanto espero o meu amigo DUDA. Ele ligou dizendo que já estava chegando. Enquanto o espero, vejo pela janela uma garoa fina cair sobre a avenida quase morta. LembreI-me que ainda era verão,mas o frescor da temperatura de 21 graus e o tempo cinza, me diziam que o outono estava chegando, talvez não lentamente, talvez mais rápido do que esperava.
Então, enquanto estava meditando sobre tudo isso, chegou o meu amigo.
DUDA : Oi Tinny...tudo bem? Desculpe o atraso.
TINNY: Oi Duda..e ai? Como está sendo o seu carnaval?
DUDA: Aproveitando para colocar em ordem os meus livros e descansando muito, muito..Adoro o carnaval porque se não viajo para algum lugar distante, posso descansar.
TINNY: Nunca me canso de ficar surpreso em saber que você não gosta de carnaval. É uma festa tão alegre, e tão interessante.
DUDA: To fora de Carnaval..quero dizer, to fora do ambiente de folia...gosto mais de tranqüilidade....Mas acho que é uma festa interessante, para quem gosta.
TINNY: Sempre gostei de carnaval. São dias que antecedem a quaresma, e se bem que não é mais como antigamente em que sabíamos que tudo parava na quaresma, gosto de saber que tenho alguns dias para celebrar a vida, antes de entrar num período de meditação profunda.
DUDA: Percebi Tinny, que você gosta muito de períodos especiais de tempo...algo que está pré-estabelecido para fazer coisas especiais.
TINNY: Exatamente. Gosto dos períodos especiais de tempo. Eles me ajudam a entender melhor a minha vida. Por exemplo, gosto de celebrar o carnaval porque é uma celebração nacional. Gosto de participar com o povo da sua festa máxima. De certa forma me sinto mais vivo e com mais vigor quando entro na folia. Sei que ela não durará muito, só um pouco, mas, depois disso tudo voltará ao normal. É bom sair as vezes do eixo, entendeu?
DUDA: Eu entendo sim...entendo que é bom sair dos eixos, mas as pessoas cometem excessos neste feriado, parecem que querem se acabar...e disso eu não gosto.
TINNY: Entendi. Mas, você viu como as escolas de samba se apresentaram na avenida?
DUDA: Isso eu vejo....Achei muito lindo tudo.
TINNY: É incrível a imaginação e a criação do carnavalesco. Acho que ele é um verdadeiro artista. Fico de queixo caído quando vejo as alegorias, as fantasias, e o samba enredo então...Sempre me chamam a atenção.
DUDA: Sim, são muito lindos.
TINNY: O que não estou gostando é deste clima. Ainda estamos no verão e parece que já é outono.
DUDA: Bem, faltam apenas duas semanas para a chegada do outono. A natureza já está nos avisando que é tempo de mudança.
TINNY: Acho o outono um pouco triste...gosto de sol, calor e estímulos.
DUDA: Faz parte da sua natureza romântica...
TINNY: Creio que sim...Mas tudo bem, o outono está chegando e é um período mais nas nossas vidas....um bom motivo para celebrar...vamos tomar este delicioso chocolate e ver a vida passar.
DUDA: É bom a ver a vida passar...- meu amigo levantou a xícara e disse - Saúde...A vida!
TINNY: A vida!
Os dois continuamos nossas conversas sobre tudo que é atualidade. A vida está cheia delas. Assim, a noite caiu e ficou ainda mais fria. Eu olhei pela janela de vidro e vi uma mulher vestindo um casacão.
Suspirei ao pensar que o outono já estava ali, bem pertinho, quase na esquina. Mas também pensei que também vai chegar outra primavera e outro verão, e outro carnaval. Sorri satisfeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário