quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SÃO PAULO DE MIL ROSTOS (III)




CICLOVIA DOMINICAL

A paisagem urbana do domingo paulistano certamente mudou quando foi implantado a CICLOVIA aos domingos, das 7 às 16hs.
A cidade acostumada a viver a quatro rodas, com um tráfego incessante e caótico, de repente transformou-se numa passarela de bicicletas que a invadiram ao longo de mais de trinta quilômetros.
O primeiro trajeto começa no Parque das Bicicletas, na Avenida Republica do Líbano esquina com a Avenida Ibirapuera, no bairro de Moema. A ciclovia nos leva até o Parque do Ibirapuera, o maior e mais importante parque da cidade. Dali, atravessamos o bairro de Vila Nova Conceição pela Avenida Helio Pellegrino, Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitscheck até chegar ao Parque do Povo, uns dos mais novos de Sampa.
Apesar de ser pequeno, o parque tem um ambiente familiar e agradável, e a vista que se tem dos prédios do bairro de Itaim Bibi, lembram os edifícios ao redor do Central Park Novaiorquino.
Pois bem, agora atravessamos a Ponte Cidade Jardim e contemplamos a Marginal Pinheiros e, o rio do mesmo nome que atravessa ao meio. Os edifícios modernos deste lugar nos lembram, a importância de São Paulo como pólo econômico da América Latina.
Então passamos frente ao Jóquei Clube e chegamos à USP.
O Campus da USP, para muitos, é o pulmão da cidade. Vale a pena passear pelas suas alamedas, suas largas avenidas e seus inúmeros cantos que fazem dele um Oasis na zona oeste da cidade. No meio dos edifícios universitários, a USP é considerada a instituição universitária mais importante do país e do continente. Aos sábados, ela recebe milhares de atletas e amadores que percorrem suas trilhas correndo ou andando de bicicleta.
A ciclovia atravessa a Ponte Cidade universitária e entra no elegante bairro de Pinheiros até chegar ao Parque Villa Lobos.
Este parque tem a maior afluência de bicicletas da cidade. Ele foi estruturado para ser mais um parque de bicicletas do que de corridas. Não é pequeno, porém, por ser ainda novo carece de árvores que nos protegem do raivoso sol de verão.
Outra ciclovia começa na Avenida Roberto Marinho, no limite dos bairros Campo Belo e Brooklin e, estende-se até o começo da Avenida Luis Carlos Berrini, o novo centro financeiro de São Paulo.
Nesta avenida larga e movimentada, encontramos muitos edifícios de arquitetura moderna que sediam corporações e empresas internacionais. A ciclovia atravessa toda ela, chegando a Vila Olimpia e juntando-se à ciclovia principal, no Parque do Povo.
Da Estação Vila Olimpia da Companhia de Trens Metropolitanos , a CPTM, atravessa-se uma ponte e nos encontramos com outra ciclovia : à da Marginal Pinheiros.
Ao longo da Marginal e da linha do trem, esta ciclovia percorre uns 15kms até as imediações do bairro de Interlagos, à beira do rio. A vista é fantástica, mas nos dias de calor, o mau cheiro do rio Pinheiros pode chegar a ser desconfortável, mas vale a pena conhecer-lo.
Existem projetos na Prefeitura da Cidade, para estender a ciclovia para mais lugares e bairros. Isso seria maravilhoso. São Paulo é uma cidade com cantos mil e que oferece, aos que procuram, lugares incríveis dignos de serem conhecidos e apreciados.
Se pudéssemos, pelo menos em parte, evitar o transito intenso da capital paulista andando de bicicleta, já ajudaríamos bastante a fazer desta cidade, um lugar melhor de se viver.

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