segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
SÃO PAULO DE MIL ROSTOS (II)
ESPIRITUALIDADE TRASCÊNDENTE: O MOSTEIRO DE SÃO BENTO
O Mosteiro de São Bento, dos monges beneditinos é um dos lugares mais típicos da capital paulista. Formam parte dele a Basílica consagrada a Nossa Senhora da Assuncão, o atual Colégio e Faculdade de São Bento. Os monges que ali residem levam uma vida de oração seguindo as regras da Sociedade Beneditina.
Fundada em 1598 pelo monge beneditino Frei Mauricio Teixeira, no ângulo formado pelos rios Anhangabaú e Tamanduateí, o Mosteiro foi considerado sempre uma das primeiras edificações religiosas da cidade, junto com o Pátio do Colégio. Desde 1600 quando se construiu a primeira capela do mosteiro, teve varias reformas até o conjunto arquitetônico atual, que data do ano de 1914. A ultima reforma data de 2006 para receber o atual Papa Bento XVI um ano depois, em sua primeira visita ao Brasil.
Uma Missa na Basílica do Mosteiro é uma experiência que não deve ser deixada de lado. Aos domingos pela manhã, quando o grande relógio da torre do Mosteiro toca as dez badaladas, os monges, em procissão entram na nave central entoando cantos gregorianos seguidos pelo acorde do famoso órgão de tubo, de procedência alemã.
Começa então a cerimônia que é um exemplo de esplendor do culto católico. A Catedral tem varias colunas com imagens dos apóstolos. Pelas paredes laterais, uma sucessão pinturas de anjos com trompetes. O teto é de estilo bizantino, com grandes relevos de imagens de Cristo Crucificado e da Virgem Maria. No altar mor, um enorme e maravilhoso vitral de Nossa Senhora da Assuncão.
Quando a cerimônia começa, o cheiro e a fumaça do incenso tomam conta do lugar, espairece-se sobre os fieis e sobem até o teto, atiçando a espiritualidade de um modo incrível.
Para os não crentes, vale a pena ouvir os acordes do órgão e as vozes profundas, melodiosas e masculinas dos monges. O canto gregoriano é o canto oficial e litúrgico da Igreja Católica, e é de uma beleza sem igual.
No final da Missa, ao lado esquerdo da entrada, uma pequena loja do mosteiro, vende pães, bolos e doces feitos pelos próprios monges, assim como livros, Cds, e relíquias interessantes.
Após a Missa, uma boa sugestão: um saboroso café no GIRONDINO`S, localizado em frente a praça do Mosteiro. O Café é um lugar obrigatório para os que gostam de apreciar os requintes do passado paulistano. O lugar está decorado com fotografias do São Paulo antigo. No andar de cima, tem um excelente restaurante. Uma boa pedida.
Uma vez, recebi um amigo alemão que veio visitar a cidade por primeira vez. Levei-o ao centro antigo da cidade e aproveitamos para tomar uma cerveja no Girondino`s, exatamente quando tocavam os sinos de São Bento. Ele me disse que isso o fazia remeter às charmosas praças de cidades européias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário