quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ATO GRATUITO (PARTE XIV) (FINAL)

Quero falar de outro elemento que faz parte do Ato Gratuito: O perdão. O perdão é um conceito interior do ser humano que libera uma energia e dá alivio à alma humana. Com o perdão, temos a possibilidade de crescer espiritualmente e de renovar nosso senso de caridade.
O Ato Gratuito – que já falamos é aquele que faz com que a generosidade aflore – tem o perdão como atributo essencial para o crescimento interior de quem dá e de quem recebe.
Longe de nos tornar superiores, o perdão é um ato de humildade, e a humildade é parte do Ato Gratuito. Quando perdoamos, estabelecemos uma conexão superior com a divindade e trazemos na prática a forma mais pura de misericórdia. Perdoamos quando nos colocamos no lugar do outro, quando tentamos entender suas razões, quando tiramos essa magoa que ameaça tirar-nos a paz.
Mas as vezes o perdão também atua como uma força de libertação. As preocupações são deixadas de lado quando perdoamos, e também às vezes não é necessário entender muito as razoes que levaram os nossos ofensores a nos ofender. As vezes, é necessário só perdoar e esquecer.
O esquecimento é fundamental. Perdoar é esquecer o mal que nos fizeram. Quem perdoa se libera, e se sente muito mais em paz do que o outro, por tanto, não é necessário entender (às vezes) as razões da ofensa, basta perdoar e esquecer.
Perdoar, por tanto, é uma consequência do Ato Gratuito.

*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário