terça-feira, 11 de outubro de 2011

OUTUBRO

“Outubro é um mês morno. Se comparado com Setembro e Maio que são meses mais alegres, o décimo mês do ano, certamente perde muito. Li isso hoje nas crônicas de Clarice Lispector.
Concordo plenamente com ela. Outubro é morno porque a primavera começou mais ainda parece não estar decidida a mostrar toda a sua beleza. Mas também se formos justos, este mês tem suas noites cálidas e cheias de mistérios, seus dias começando a ficar mais longos e, claro, a chegada do horário de verão muda tudo.
No hemisfério norte, ele é considerado o mês do outono alaranjado e frio e é um período onde a natureza se mostra mais silenciosa e algo deprimente. Pelo menos é a minha impressão.
Aqui, no entanto, Outubro pode ser tão quente como chuvoso, mas ainda assim, me dá uma impressão de inexpressividade. Não poderia explicar a razão.
Apesar de ser um mês longo, ele está no meio de dois meses muito fortes: Setembro que é o inicio da primavera e, portanto, um mês cheio de esperanças e cores; e Novembro, que antecede o verão e por estar perto dele é um mês cheio de vigor.
Posso ser injusto, mas acho que as delicias da vida tem mais cara de Setembro ou Maio que são mais alegres e cheios de luminosidade. Nisso, novamente, concordo com a Clarice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário