quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CINEMA DE VERÃO



“ALBUM DE FAMILIA OU OS DRAMATICOS LAÇOS DE FAMILIA”


 

“A vida pode ser tão longa”, escreveu T.S.Eliot há muito tempo atrás. Com essa frase começa o drama AUGUST: OSAGE COUNTY ou ALBUM DE FAMILIA,filme americano de 2013 do diretor John Wells, baseado no roteiro de Tracey Letts, da peça de sua própria autoria e ganhadora do Pulitzer e do Tony.

Uma vez mais, pude ver a brilhante atuação de Meryl Streep no papel de Violet Weston, a matriarca de uma família que se reúne para o funeral do O ano mal começou, a cidade esta voltando lentamente a sua rotina, quando decidi assistir este filme. Primeiro, pelo óbvio de ter a Meryl Streep como protagonista (nunca deixe de assistir um filme dela, por insignificante que seja, ela certamente fará você pensar, e muito), segundo pelo roteiro baseado numa peça tão vitoriosa como o da Tracey Letts , terceiro porque já era hora de me adentrar num dramalhão daqueles que te faz perder o fôlego.

Após o suicídio do marido e pai de suas três filhas: Barbara (Júlia Roberts), Ivy (Julienne Nicholson) e Karen (Juliette Lewis), Meryl Streep é uma mulher doente. O longa conta também com a participação de Ewan Mc Gregor, Sam Shepard, Chris Cooper, Dermont Mulroney e Abigail Breslin (aquela que fez a garotinha de LITTLE MISS SUNSHINE).

O ano mal começou, a cidade esta voltando lentamente a sua rotina, quando decidi assistir este filme. Primeiro, pelo óbvio de ter a Meryl Streep como protagonista (nunca deixe de assistir um filme dela por insignificante que seja, ela certamente fará você pensar, e muito), segundo pelo roteiro baseado numa peça tão vitoriosa como o da Tracey Letts, terceiro porque já era hora de me adentrar num dramalhão daqueles que te faz perder o fôlego.

Pois bem, os conflitos que emergem dentro da família Weston não escapam da realidade das famílias de todas as gerações e lugares deste planeta. Toda família tem os seus problemas, vícios, traumas, conflitos psicológicos, loucuras; todas elas explodem num momento em que está reunida para alguma ocasião. Às vezes basta uma faísca para vir à tona uma combustão de impropérios, de xingamentos, de desabafos. Então, até ai, tudo bem. Todos nos conhecemos bastante o que vem depois: arrependimentos e muitas lágrimas. Mas, o que ALBUM DE FAMILIA tem de diferente? No principio, nada. Eu conheço muito bem a dinâmica das famílias ao meu redor e, sei que muitas delas já passou por cenas que vi no filme. Mas Meryl Streep continua me impressionando, e cada vez mais. Ela é, sem duvidas, uma das grandes atrizes de Hollywood da atualidade. Ela é capaz de (como alguém me disse uma vez),”tirar água de pedra”.

Após o suicídio do marido (Sam Shepard), Violet desabafa toda a sua emoção, toda a sua magoa em forma verbal dilacerante, diante de sua família aterrorizada pelas palavras dela. Só a Julia Roberts consegue enfrenta-la, porque é tão forte como ela.

Um dramalhão de tirar o fôlego como disse anteriormente.

*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário