segunda-feira, 4 de março de 2024

RAZÃO DE VIVER (VIII)

 

Talvez o maior mistério para mim nestes dias da minha existência seja A REALIDADE. Quando falo da realidade, estou referindo à verdadeira realidade, e se ela realmente existe o é apenas um reflexo do que vemos, do que sentimos, do que vivemos.

A realidade Universal é composta pelos nossos pensamentos mais profundos e como os exteriorizamos. Essa “exteriorização” nos leva a “criar” nossa realidade.

Então, a suposta realidade visível perante nossos olhos, aquela que não vem do nosso processo de pensamento é realmente a realidade? Não é só uma efêmera ilusão do que é realmente a realidade? Onde poderemos encontrar a verdadeira realidade?

Por incrível que pareça, este tema é muito profundo e demanda muito tempo de estudo e analise porque dos pensamentos criamos, e com nossas experiencias de vida vivenciamos, com nossas emoções sentimos, e todo esse conjunto nos dá uma visão especifica daquilo que vemos e que podemos chamar de “REALIDADE UNIVERSAL”

UNIVERSAL é uma palavra que também exige um analise profundo. Universal significa o todo, o completo, com todos os elementos, com todas suas consequências. Universal é o nosso universo, universal é nosso pensamento, universal é a nossa realidade.

O que diferencia a realidade virtual da verdadeira realidade. Imagino que o conjunto de pensamentos, emoções e vivências que temos , que nos transforma, que nos obriga a enxergar uma situação de uma maneira específica, sem filtros e sem artifícios.

A realidade virtual é conhecida desde sua origem. Todos sabemos que é apenas uma ficção, uma ilusão, um vago relâmpago do que pode ser a verdadeira realidade universal. E com esse conhecimento, somos capazes de imaginar o que é a verdadeira realidade.

Uma coisa é certa:  A realidade que aparece diante de nós , que não vem da nossa reflexão nem da nossa emoção ou percepção profunda do nosso interior, não é a verdadeira realidade.

A procura de enxergar “essa verdadeira realidade”, talvez seja, de forma sintética, um dos maiores desafios do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário