terça-feira, 4 de maio de 2010

DIÁLOGO ENTRE AMIGOS (III): REMINISCÊNCIAS LONDRINAS


Meu amigo Duda esteve viajando pela Europa durante quarenta dias. Acabou de chegar e queria muito me ver e contar a sua experiência. Sentia falta das nossas conversas, daquelas que sempre esteve presente nas nossas vidas. Duda é uma pessoa muito curiosa, interessada e questionadora de tudo e de todos. Gosto disso, pois das nossas conversas sempre sai algo positivo. Como sempre, nos encontramos num café da nossa querida Avenida Paulista.
TINNY : Duda meu querido...Saudades de você!!
DUDA: Tinny....meu querido amigão, eu também senti saudades. Queria muito te ver para te contar tudo o que fiz na Europa...Mas, primeiro, preciso te dizer uma coisa. Uma vez mais você tinha toda a razão..
TINNY: Razão? De que?
DUDA: Londres Tinny, Londres é uma cidade única. Você tinha toda a razão quando me disse que ia gostar muito de conhecer..Quando caminhava pelas ruas da cidade, lembrava muito de você...Meu Deus que cidade!...e que povo tão educado!
TINNY: Que bom que gostou. Londres talvez seja mais do que uma cidade para mim...É a cidade que chamo de minha casa, meu lar.
DUDA: Não sei como você se acostumou a estar longe dela.
TINNY: Porque nesta vida encontramos outras coisas que consideramos mais importante. Mas os velhos sentimentos não morrem, ficam guardados na memória. O tempo que passei em Londres nunca esquecerei. Adoro essa cidade, talvez mais do que a minha.
DUDA: Tinny. Adorei conhecer o British Museum, o Hyde Park, o Museu de Cera de Mme.Tussaud, o parque Regents, o Jardim Botânico, tudo é maravilhoso.
TINNY: Londres guarda segredos e mistérios. É pura historia e ao mesmo tempo é um lugar tão moderno. Nem o clima atrapalha a sua borbulhante vida cultural. Sempre foi e sempre será a jóia do outrora Império Britânico. Um escritor francês disse uma vez que quem não gosta de Londres, não gosta da vida.
DUDA: E tem razão...Poderia ficar horas falando de Londres. Mas me diz Tinny, qual é a imagem mais forte que você tem da cidade?
TINNY: Uma vez eu vi o amanhecer sobre o rio tamisa da ponte Albert em Chelsea. A cor laranja do incipiente sol parecia iluminar suavemente as margens do rio e os prédios. Podia ver a de longe o Parlamento e a cúpula de Saint Paul. Tudo era magnífico. Londres parecia acordar lentamente de um sonho longínquo e assim recuperava aos poucos o seu esplendor e grandeza.
DUDA: Nossa Tinny, você está lírico hoje.... – O jovem sorriu
TINNY: Londres me deixa assim...Em breve a visitarei novamente. Quando a visito não a vejo com olhos de estrangeiro, a vejo como alguém que sempre pertenceu a esse lugar.
DUDA : Trouxe muitas fotos....vou te mostrar agora.
Assim no meio de cafés e fotos da Europa, revi o meu querido amigo. Amigo e cúmplice deste maravilhoso mistério de viver. A amizade é certamente um dom para quem a possui. Os sentimentos que ela traz pertencem ao mundo da mais pura conexão que temos com nossos semelhantes. E isso é maravilhoso.

*******

Nenhum comentário:

Postar um comentário